Total de visualizações de página

segunda-feira, 18 de março de 2019

"Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus." Romanos 3:23-24

"Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus." Romanos 3:23-24

TODOS : Diz respeito especialmente àqueles que são salvos - "todos... Os que creem" ( Rm 3:22) , e estão "sendo justificados" ( Rm 3:24)  - Ninguém é salvo sem que primeiro seja um pecador. Esse detalhe tratado por Paulo está baseado na verdade mais ampla de que todo ser humano é culpado diante de Deus.

CARECEM DA GLÓRIA DE DEUS : Uma discrição pungente da consequência do pecado. Criados à imagem do glorioso Deus ( Gn 1.26-27) os seres humanos trocaram a glória do Senhor por ídolos e distorceram a própria imagem divina. Somente a graça mediante a fé ( Ef 2.8-9) renova e restaura essa glória perdida.

JUSTIFICADOS : Nas Escrituras é a antítese da condenação. Ela expressa a declaração de que o pecador se torna justo no tribunal celestial de Deus em virtudes da justiça de Cristo que lhe é imputada ( o "dom da justiça" ). A justificação é final e irresistível. Ela está fundamentada na obediência de Cristo durante toda a sua vida (na qual Ele cumpriu os preceitos da lei de Deus e mereceu a recompensa perfeita) na sua morte na cruz (na qual Ele suportou o castigo do juízo de Deus contra os nossos pecados). Agora os crentes compartilham da mesma posição dos justos do Cristo ressuscitado, com o qual eles estão unidos ( 2Co 5:21).

GRATUITAMENTE POR SUA GRAÇA : A repetição da mesma ideia com outras palavras feitas por Paulo dá ênfase ao papel da iniciativa e misericórdia divinas em nossa salvação.

REDENÇÃO: Liberdade obtida mediante o pagamento de um preço. Aqui ela se refere especialmente à libertação da condição antiga da escravidão ao pecado. Essa liberdade é consumada mediante a morte de Cristo, o preço-resgate pela nossa salvação. (Mc 10:45; 1Tm 2.6; Hb 9.15).

Texto retirado e adaptado da Bíblia de Estudo de Genebra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário