Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de março de 2019

OS 7 ERROS GRAVES DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS


Para educar os filhos não basta saber o que precisamos fazer, mas também o que não devemos fazer.

ERRO 1: MIMAR OS FILHOS
Há pais e mães que dão tudo o que os filhos pedem. Em muitos casos, isso acontece para suprir a falta de outra coisa, como por exemplo a presença deles.
Em outros casos, tiveram uma infância traumática e têm medo que os filhos passem pela mesma dor que passaram.
Em tudo há um equilíbrio, nem de mais, nem de menos.As crianças precisam aprender a lidar com o não.
Lembre-se: Prepare o filho para a estrada e não a estrada para o filho.

ERRO 2: CEDER À BIRRA DA CRIANÇA
Se seu filho fizer pirraça, não ceda! Cada vez que ceder, eles vão ficando mais fortes!
Incrível como as crianças são inteligentes, percebem nossas fraquezas e tem muita determinação para conseguirem o que querem.
Mas tenho uma boa notícia! Elas não são mais inteligentes que você!
Há pais que não conseguem vencer a uma birra, e logo cedem, ainda mais se estiverem em lugar público ou com pressa. É simples, deixe ele fazer o show até cansar e continue o que você está fazendo. Assim, da próxima vez, ele entenderá que não adianta fazer birras, você não vai ceder.
Não sei se é o seu caso, mas determine hoje não ceder mais a seus filhos, o começo pode ser difícil, mas com o tempo ele acostuma.

ERRO 3: NÃO CORRIGIR O FILHO QUANDO É NECESSÁRIO
Muitos pais não corrigem seus filhos. Fazem vista grossa ou consideram uma correção desnecessária, achando que o tempo cuidará de tudo.
Nossos filhos precisam assumir as responsabilidades de seus atos, precisam entender que as ações tem consequência.
Não quero dizer corrigir somente quando cometem erros graves, mas os pequenos também.
Se seu filho sabe que tem que arrumar a cama antes de brincar e não o faz, não podemos deixar isso para lá. Senão estaremos ensinando que regras e limites não existem e seremos coniventes com este tipo de comportamento.

ERRO 4: AMEAÇAR O FILHO E NÃO CUMPRIR
Na verdade, até a ameaça já é um erro, um tipo de chantagem: se você não fizer isso vai acontecer aquilo, viu!
O termo correto seria advertir. Quando fazemos uma advertência aos nossos filhos estamos sinalizando para ele o que ele está fazendo de errado e a consequência daquele ato.
Já brincou com o seu filho e você disse para ele que não quer mais brincar? E ele responde com aquela frase famosa: “Só mais uma vez, é a última”!
Só que essa ultima se repete mais umas 10 vezes?
A advertencia funciona da mesma forma, ele vai insistir até que você perca a cabeça e grite com ele. Chega!
Mas porque não dizemos chega de primeira, sem precisar de gritar? Não evitaria o desgaste de repetir várias vezes?
Se você está cometendo este erro, o que é normal em muitos pais, experimente ter uma conversa com seu filho e explicar a ele que você daqui para frente vai agir de uma forma diferente, que irá advertir apenas uma vez; olhe nos olhos dele e dê a voz de comando, se ele desobedecer, aja!
Sei que não é fácil, mas se estiver empenhado, as coisas irão melhorar. Com o tempo seu filho assimilará sua nova postura.

ERRO 5: DESAUTORIZAR O CÔNJUGE
Nunca faça isso!
Não tem coisa mais desagradável que tirar a autoridade do cônjuge. Quem é casado, não deve discordar do outro na frente dos filhos.
Se o pai fez a besteira de dar um picolé para a criança antes do almoço, a mãe tem que engolir seco, mesmo querendo esganar o pescoço do marido. Porque tirar a autoridade do pai é pior que o erro da criança em tomar picolé antes do almoço.
Uma coisa é fato: nem tudo os pais terão consenso, mas o princípio é mostrar para o filho que os dois estão em harmonia e que são autoridade perante o filho.
Onde há diferenças de opiniões os filhos acabam ficando confusos sem saber a quem obedecer e se aproveitam disso. Ou pior, acabam por não dar crédito a nenhum dos dois.

ERRO 6: COLOCAR O FILHO NO CENTRO DE TUDO
Muitos pais tem uma vida centralizada nos filhos. Nestes casos, os filhos sempre estão em primeiro lugar. Até mesmo na hora de passear ou escolher um restaurante são eles que decidem!!!
Não estamos dizendo que se importar com os filhos é errado, o grande problema está no exagero com que é dada ênfase aos gostos e desejos dos filhos. A longo prazo, inconscientemente os filhos se sentirão como sendo o centro do universo, e tudo irá acontecer em prol de suas vontades.

ERRO 7: AGIR COMO SE NOSSOS FILHOS FOSSEM PERFEITOS
Se perguntarmos: você considera seu filho perfeito, o que diria?
Acredito que todos os pais diriam que “não”. Entretanto nossas atitudes nem sempre condizem com o que afirmamos.
Há pais hoje que não querem ouvir nada negativo sobre seus filhos.
Em uma confusão em que o filho estiver envolvido na escola, jamais ele será o culpado.
Quando o professor chamar para conversar sobre o mal comportamento do filho, irá dar razão a qual versão? Da professora ou do filho?
Será que nunca presenciamos situações como esta? Ou pior, será que em algum momento não fechamos os olhos para esta dura realidade? Será que estamos agindo assim também?
A maioria de nós, pais, presenciamos situações como estas acontecendo com os filhos dos outros, mas quando acontece com nosso filho? Que cuidado temos que ter? Que postura adotaremos? De defender o nosso filho incondicionalmente ou de buscarmos a verdadeira versão dos fatos de forma imparcial?
A verdade pode machucar, mas se tivermos de coração aberto, podemos nos beneficiar, corrigindo nosso filho enquanto é tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário