Total de visualizações de página

sábado, 16 de março de 2019

AUTO-LESÃO CORPORAL

Vamos falar sobre?

AUTO-LESÃO CORPORAL

A auto-lesão ocorre quando uma pessoa se machuca ou deliberadamente coloca a sua integridade física em risco. Estas lesões corporais podem ser provocadas de diversas maneiras:
- ingerindo muitos comprimidos (na tentativa de uma overdose)
- se cortando
- se queimando
- batendo a cabeça contra uma superficie rígida
- se esmurrando
- espetando objetos em seu corpo
- engolindo objetos que não podem ser digeridos
Estudos recentes demonstram que 1 em cada 10 jovens provoca auto-lesão em alguma fase da adolescência. Ocorrem com mais frequência em mulheres jovens, em pessoas de orientação sexual LGBT (provavelmente pelo preconceito e discrimação que são obrigados a enfrentar), pessoas que sofreram abuso sexual, físico ou emocional durante a infância.
As razões que levam uma pessoa a provocar uma autolesão são muito diversas, mas, invariavelmente, o indivíduo está enfrentando ou passou por alguma situação delicada em sua vida; geralmente, por longos períodos de estresse e desesperança. Os problemas mais comuns costumam estar relacionados com violência ou abuso sexual, depressão, baixa auto-estima, dificuldades de relacionamento, desemprego, problemas financeiros, sentir-se isolado ou menosprezado, impotente ou desesperançado. É comum estar associado ao uso de álcool e outras substâncias psicoativas e ser usado como uma  ferramenta para demonstrar as pessoas ao seu redor o tamanho de sua dor e sofrimento interno.
O tratamento passa por um entendimento individualizado, a pesquisa detalhada dos motivos e origens deste comportamento e o acompanhamento por um profissional habilitado (psicólogo ou psiquiatra) capaz de oferecer ajuda sem preconceitos ou estereótipos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário