Total de visualizações de página

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Você tem uma vida DEVOCIONAL diária?

Um guia passo a passo para quem quer aprender como ter um devocional profundo, piedoso e simples.

1. Salmos (leitura e oração):

Os Salmos durante toda história da Igreja foram usados para o aprofundamento na oração e na piedade. Leia quantas vezes for necessário um salmo diariamente (se for muito grande podes ler uma porção), o importante é extrair dos salmos a resposta em cada verso para a pergunta: Quem Deus é? E que os atributos de nosso Pai sejam encucados em nossa mente e guardados no coração. Se quiseres podes usar um papel para anotar toda a verdade sobre quem Deus é.

Confiados em Seu caráter oramos:

a. Repetindo o ensino e pedindo para que nossas mentes e corações apreendam.

b. Louvando Deus por Sua Glória revelada na Palavra.

c. Pedindo perdão por não ver, não crer nestas verdades.

d. Suplicando para que o Senhor se manifeste com essa Glória em cada situação de nossas vidas.

Didática do Salmo - "Bem-aventurado aquele que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores;" (Salmo 1.1)

Quem Deus é? Que atributo revela esse verso?
R: Justiça, Santidade e Pureza.

a. Oração de ensino - "Obrigado Senhor por me esinar que não tens prazer naquele que anda segundo conselho dos ímpios, o que anda no caminho do pecador e se assenta com o escarnedor! Deixe isso claro em minha mente, alerta, para eu jamais entrar nesse situação e guarda isso em meu coração para dar Te glória em todo tempo! Obrigado por me mostrar teu caráter santo, justo e puro!"

b. Louvor - "Louvada seja tua justiça Senhor! Em tudo que fazes és justo! Um Dia toda terra experimentará dessa Justiça! Bendito sejas por tua pureza! És um Deus que odeia a maldade, um Deus Puro, Puríssimo! Aleluia!

c. Pedido de Perdão - "Senhor, vejo que ao contrário de Ti, em mim habita a injustiça e a iniquidade, perdoa me, dá me arrependimento, faz me ter prazer em quem Tu és! Tem misericórdia de mim por não notar e amar essas tuas tão maravilhosas belezas! Amém!"

d. Súplicas - "Querido e amado Pai, faz me santo, puro e justo como Tu és! Manifesta tua Justiça quando sou injustiçado! Manifesta tua pureza em minha casa, faz com que Tua santidade seja derramada nos corações de meus filhos e esposa também! Encha minha vida e minha casa com Tua Glória!"

2. Provérbios (leitura e oração):

Existe um provérbio para cada dia do mês, inclusive para os meses com mais um dia. O livro de Provérbios nos mostra a Sabedoria gritando nas ruas, Jesus é quem nos chama para sermos sábios, que nada mais é que viver em amor verdadeiro por Deus, Sua Palavra, bem como discernir, como manifestar respeito e tratar com dignidade nosso semelhante e como dar glória a Deus em meio ao mundo em que vivemos. Temos o ensino de nosso Pai para cada aspecto do viver humano e podemos tirar conselhos inestimáveis deste tesouro!

Portanto, seja encorajado a ser um homem ou uma mulher sábia, lendo e orando cada versículo do respectivo capítulo do dia, uma oração curta do tipo: "faça me ser assim Senhor!", "preciso aprender isso!", "perdoa me por não viver assim!". Enfim, coloque a sabedoria de Provérbios no forno da oração e deixe o Reino de Deus crescer em sua vida!

3. Louvor (hinos ou cânticos):

Só pode cantar quem está encantado! Nossa alma perde a sensibilidade estética muitas vezes, a capacidade de sentir e ver beleza em nosso Criador. Use de hinos antigos, pois contém letras belíssimas, banhadas na Palavra de Deus, além de serem fáceis de memorizar e de cantar e não precisarem de instrumento musical algum para acompanhamento. Separe ao menos dois hinos, feche a porta de seu quarto, fique em pé e cante como se estivesse diante do próprio trono de Deus!

Nestes momentos se sentir o desejo de se calar e se prostrar, pare tudo e chore aos pés do Senhor! Se as músicas contemporâneas são mais úteis para você, use as.

A beleza de uma alma é medida pelo objeto de seu amor!

4. Bíblia (plano de leitura):

Tenha um plano de leitura anual da bíblia e leia com disciplina. O propósito aqui é conhecer a Palavra de Deus, leia conforme suas forças, se necessário leia várias vezes a mesma passagem. O importante é entender o texto e não apenas ler. Duas dicas importantes são, se não consegue entender de forma nenhuma, siga em frente, não pare, depois procure ajude para entender, mas não pare! A segunda dica é, adquira um bom comentário bíblico se tiver condições, isso irá ajudá lo como um anjo do Senhor.

5. Livros:

Tenha sempre um livro pelo menos para ler, coloque uma meta diária de tempo ou páginas, exemplo: 20 minutos ou 5 páginas. Leia conforme tuas forças, peça indicações de quem lê bastante, leia os clássicos! A leitura é um hábito, basta praticar, quem não lê não cresce.

6. Oração do Reino de Deus (Missão):

Por fim ore sempre pelo avanço do Reino de Deus! Peça ao Senhor para usar você, sua família, igreja local e demais igrejas para a manifestação de Sua Glória em nosso planeta. Peça para Ele mostrar como isso pode ser feito, ore por todos aqueles que o Senhor o dirigir.

O Espírito Santo foi derramado para sermos testemunhas e se estamos vivos é tão somente para esta Missão!

Uma palavra de encorajamento:

Note que você pode ler por 2 ou 3 minutos os Salmos se não conseguir ler todo, e orar, suplicar e louvar por apenas um versículo se assim preferir.

Podes ler também apenas um ou outro versículo de Provérbios em oração, o qie também levará 1 ou 2 minutos.

Se não puder cantar vários hinos, cante apenas um! Se ainda assim não conseguir, repita um belo refrão várias vezes!

Podes ler também apenas um capítulo da Bíblia por dia, isso não levará mais que 5 minutos!

Os livros podem serem lidos uma página por dia para adquirir o hábito, ou leia um bom devocional diário como o "Dia e Noite" de Charles Spurgeon!

As orações pelo avanço do Reino podem serem resumidas até mesmo com um 'Pai Nosso'!

Assim, para começar, seu devocional pode ser feito em 20 a 30 minutos e com o passar do tempo isso pode ir crescendo. Também podes fazer um devocional pela manhã e outro antes de deitar!

Que Deus o abençoe ricamente em nome de Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário