Total de visualizações de página

terça-feira, 12 de novembro de 2019

“QUEIMEM OS NAVIOS!”


Essa frase ficou mundialmente conhecida por causa do conquistador Hernán Cortez, ao desembarcar em terras mexicanas. Mas o que são esses navios? Por que queimá-los?
Ao chegar em terras mexicanas, ele mandou seus companheiros de viagem queimarem os três navios fundeados na baía, para que não mais houvesse meios para o regresso.
Todos pensaram que ele estava louco. Mas na verdade fazendo isso ele acabou com a única oportunidade de os soldados se acovardarem e fugirem. Eles já sabiam que iriam enfrentar uma quantidade enorme de nativos, doenças e fome durante a batalha. Mas agora eles também sabiam que não tinham mais escolha. Era vencer ou morrer.
E então aqueles poucos soldados conquistaram do México.
Você estaria disposto a queimar os navios que te trouxeram até estas terras, de tal forma que não pudesse retroceder em sua expedição?
Os navios são os meios que nos levam à conquista, porém também podem trazer-nos de volta à nossa condição anterior. Queimá-los nada mais é do que eliminar a possibilidade de retroceder.
Significa abrir mão de experiências passadas, sejam boas ou ruins para adquirir as novas experiências que o Senhor quer nos dar, ou seja, trancar as portas pelas quais você já passou e tomar a decisão de jogar a chave fora.
Voltar é sempre uma tentação muito forte, mesmo quando percebemos Deus nos direcionando a prosseguir. Desistir diante das dificuldades é sempre instigante, principalmente quando nos falta a confiança de que Deus cuida de nós a todo tempo. Mas, lembre-se da recomendação de Paulo: Fp. 3:13-14 “…esquecendo-me das coisas que para trás ficam, e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo…”.
Irmãos, quando Cristo pede para “ queimarmos nossos navios” é porque Ele quer nos mostrar algo ainda melhor. Cristo é novo e tudo que Ele nos oferece é novo. Por isso, decida-se por “queimar os navios”. Decida em viver em novidade de vida. “Crês tu isto?” (Jo 11:26b)

Nenhum comentário:

Postar um comentário