Total de visualizações de página

terça-feira, 9 de abril de 2019

Presente diário 🎁

Leitura Bíblica: Jeremias 9.23-24

O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina (Pv 1.7).

Somos expostos a muita informação. A facilidade de adquirir conhecimento tem dado a muitas pessoas a oportunidade de aprender os mais variados assuntos. Mas para que serve tanto estudo? Agostinho, embora tenha vivido em outra realidade, descreve a “sabedoria” de algumas pessoas de acordo com suas intenções: “Há pessoas que desejam saber só por saber, e isso é curiosidade; outras, para alcançarem fama, e isso é vaidade; outras, para enriquecerem com a sua ciência, e isso é um negócio torpe; outras, para serem edificadas, e isso é prudência; outras, para edificarem os outros, e isso é caridade”.

Apenas adquirir conhecimento pode não ter muita utilidade. O autor de Eclesiastes chamou isso de vaidade: “Esforcei-me para compreender a sabedoria, bem como a loucura e a insensatez, mas aprendi que isso também é correr atrás do vento. Pois quanto maior a sabedoria, maior o sofrimento; e quanto maior o conhecimento, maior o desgosto” (Ec 1.17-18). No entanto, o saber já terá alguma validade quando o usamos para ajudar outras pessoas e passamos adiante o que aprendemos.

Também é importante lembrar que o que a Bíblia entende por sabedoria é uma vida de acordo com a vontade de Deus. Sábio não é aquele que acumula conhecimento, mas quem aprende com Deus a caminhar na direção correta. Muito mais importante do que acumular diplomas e conhecimentos sobre diversos temas é estudar a Palavra de Deus em busca da sabedoria que ele dá. Ela deve dirigir nossos pensamentos e ações; só ela pode nos ensinar verdadeira piedade, lealdade, justiça e santidade.

É bom ser desejoso de saber, conhecer, aprender. Só os insensatos e tolos desprezam isso. Melhor ainda é que nosso principal esforço seja em conhecer a vontade de Deus. É no temor a Deus que começa o conhecimento que realmente vale a pena. – Hebert Santos Gonçalves

Entre o conhecimento humano e a sabedoria divina, a qual você dá prioridade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário