Total de visualizações de página

terça-feira, 23 de abril de 2019

A ORIGEM DA FÉ

A palavra ‘fé’ em latim é ‘fides’ que significa ‘confiança, crença, credibilidade’. No hebraico arcaico, encontramos a palavra ‘fé’, com a tradução de ‘emuná’ que é ‘adesão, firmeza ou fidelidade’. As duas traduções expressam um sentimento de total confiança, ainda que não haja nenhum tipo de evidência que comprove a veracidade dos fatos. A fé é uma atitude contrária à dúvida. No Novo Testamento, ‘fé’ deriva da palavra ‘pistia’ que quer dizer ‘acreditar’. Este é o significado mais comum, porém, ainda incompleto, afinal, não basta crer, é necessário também compreender a razão, a causa única pela qual se crê e busca um relacionamento interpessoal e de fidelidade absoluta e única com o Eterno Criador.
Abraão é conhecido nas Sagradas Escrituras como quem viveu um intenso relacionamento de total obediência ao Senhor. Isto lhe conferiu o título de Pai da Fé e a dádiva das maiores promessas feitas pelo Eterno Senhor ao homem: “Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência” (Gênesis 15.5). Ele acreditou na promessa do Senhor de que sua descendência seria como as estrelas do céu. Mesmo sendo idoso, Abraão não duvidou, enfatizando a impossibilidade. Ele viu e sentiu através da sua fidelidade ao Pai.
Ele não imaginou ou sonhou com o que Deus faria. O poder da imaginação leva o homem para um mundo fora da realidade, e os sonhos podem ser frustrados. Deus chama Abraão para um mundo real. Nesse mundo, os céus e a terra se misturam. Passado e futuro viram presente. Ele diz: “Olha agora para os céus, e conta as estrelas [...]”. Deus está chamando Abraão para contemplar a Sua glória e poder, crer e não duvidar da Sua Palavra, viver da esperança do que ainda não existe no mundo físico, como se já existisse. Deus mostra as estrelas nos céus como exemplo do que seria o futuro dele. As estrelas são incontáveis, de beleza incomparável a qualquer outra coisa no universo e de luz que ilumina as trevas do espaço sideral. Os homens não podem destruí-las ou ignorá-las. Elas permanecerão para sempre. Com esta ilustração, Deus abre o entendimento do seu servo Abraão para que ele veja além das estrelas, além das nuvens. Deus quer que ele aprenda que o impossível aos homens é possível para o Senhor. Não devemos temer as circunstâncias e as dificuldades deste mundo. Quando estamos em Cristo, pertencemos a Ele, não somos mais criaturas, agora somos chamados de filhos, herdeiros de tudo que existe de mais sublime e majestoso neste mundo e também nos céus.

Extraido do livro Fé que Invade o Impossível - Autor Adenor Gonçalves
Escritor, Teólogo, Jornalista, Graduado em Ciências Administrativas e
Ciências Jurídicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário