Total de visualizações de página

terça-feira, 30 de julho de 2019

Presente diário 🎁

30 de Julho de 2019

Leitura Bíblica: Gênesis 37.1-11

Deus me enviou à frente de vocês para lhes preservar um remanescente nesta terra e para salvar-lhes a vida com grande livramento (Gn 45.7).

Certa pesquisa da Universidade Federal de Brasília demonstrou que 90% da população não confia nos serviços públicos, salvando-se só o Corpo de Bombeiros. Já a revista Seleções do mês de dezembro de 2006 publicou uma pesquisa feita em 16 países, perguntando: “Você acredita em Deus?” O resultado indica que 93% dos brasileiros afirmaram que sim. No entanto, o brasileiro, que não confia no homem público, elege-o para representá-lo; por outro lado, mesmo crendo que Deus existe, não confia nele o suficiente para esperar dele segurança e provisão de suas necessidades.

A leitura bíblica de hoje conta o começo da história de José, um dos 12 filhos de Jacó. Aos 17 anos, foi vendido pelos irmãos a mercadores que estavam a caminho do Egito. José poderia ter se desesperado, ainda mais diante dos sonhos que Deus lhe dera. A promessa de ser um homem importante não combinava com os vários apuros pelos quais passou. Ainda assim, manteve confiança irrestrita no Senhor, agindo sempre com integridade e honestidade. Por fim, viu que Deus não tinha esquecido suas promessas e providenciou um caminho que o levou ao segundo posto mais alto do Egito.

Mas não ficou nisso. Além de dirigir a vida de José de forma a lhe dar muito mais do que ele pudesse ter sonhado, Deus ainda trabalhou por meio dele para prover sustento para muita gente. O Egito era o maior celeiro agrícola na época, e José, orientado pelo Senhor, aproveitou sete anos de fartura para guardar o máximo de alimento possível para quando chegasse o tempo de seca. Quando a escassez chegou, havia comida para todos os povos, inclusive a própria família de José. Assim, por confiar no Senhor, José viu, em primeira mão, como Deus é capaz de usar uma situação horrível para demonstrar seu cuidado e provisão para muita gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário