Total de visualizações de página

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

POR QUE DEUS LIVRA UNS MAS NÃO OUTROS?

Nesta semana responderemos perguntas feitas pelas pessoas que acompanham a página.

Adair de Oliveira perguntou porque Deus livra algumas pessoas e outras não. Como exemplo, ela citou as situações de catástrofes, em que algumas pessoas saem ilesas de forma aparentemente milagrosa e outras não.

No livro de Atos, capítulo 12, temos o registro de duas histórias muito importantes dos apóstolos. Uma delas é a morte de Tiago e outra é a prisão de Pedro.

Tiago não foi livrado por Deus da morte. Pedro, por sua vez, foi resgatado por um anjo.

Por que Deus agiu diferente para com cada um?

É preciso entender que todas as coisas cooperam conjuntamente para o bem dos que amam a Deus e foram chamados segundo seu propósito (Romanos 8.28). Ainda assim, nosso bem não significa sermos livrados de tudo.

Muitas vezes o sofrimento serve para o nosso bem, como diz I Pedro 1.6-9:

"Nisso, exultais, embora no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que, um vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo; a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória, obtendo o fim de vossa fé: a salvação da vossa alma."

Nesse texto, o apóstolo mostra que o sofrimento é usado por Deus para "apurar" a nossa fé, e assim, alcançarmos a salvação de nossa alma.

Em muitas situações Deus decide livrar os seus, porque possui propósito maiores para aquela pessoa específica.

Pedro foi livrado, tendo feito depois do livramento muitas obras para o Senhor. Tiago, por sua vez, já havia cumprido aquilo que era determinado pelo Senhor para realizar.

Nada no universo ocorre sem o controle e permissão de Deus.
Tudo existe para a glória dEle (Romanos 11.36). Logo, até mesmo o livramento dos santos ocorre para que o nome de Deus seja exaltado.

A morte dos cristãos não é necessariamente algo ruim para eles, se entendido que eles possuem esperança muito maior em Cristo.

Em Atos 7.54-60 temos o relato da morte de Estevão, em que o Senhor o confortou dando a ele a visão dos céus. Estevão não foi livrado da morte, mas morreu vendo o seu Senhor, dizendo: em tuas mãos entrego meu espírito.

Nada neste mundo ocorre por acaso ou livre de um propósito divino.

Algumas pessoas serão livradas porque através disso Deus será glorificado. Mas outras pessoas não serão, porque através das suas tribulações e mortes, Deus será glorificado.

Assim, em tudo, a glória de Deus é o propósito da história.

Devemos confiar no Senhor, porque ainda que não sejamos livrados, tudo coopera para o nosso bem.

Como exemplo, temos a história de Hananias, Mizael e Azarias - também conhecidos como Sadraque, Mesaque e Abede-Nego -
, que diante da ameaça de morte creram no livramento do Senhor, mas disseram ao rei que ainda que não livrasse, eles permaneceriam fiéis ao seu Deus!

Sejamos fiéis e contentes quando o Senhor livrar, mas sejamos submissos para aceitar também quando Ele não nos livrar! Seja Ele glorificado em tudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário