Total de visualizações de página

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

A GLÓRIA DA ENCARNAÇÃO DO VERBO ! João 1:14

E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.

E O VERBO SE FEZ CARNE : Uma declaração surpreendente desse prólogo, que, para os antigos, representou algo inacreditável. Alguns pensavam que os deuses nos visitavam em forma humana ( At 14,11); outros, que o espiritual e o divino eram totalmente opostos à matéria e à carne. Porém aqui o abismo foi superado : O Verbo eterno de Deus não apenas "apareceu" ou deu a "impressão" de ser feito de carne, mas de fato SE FEZ carne ( isto é, tomou sobre si mesmo uma genuína e completa natureza humana, incluindo um corpo humano ). Essa encarnação escandalizou a muitos.

E HABITOU ENTRE NÓS : O Verbo traduzido "habitou" significa "acampou"  ou "morou temporariamente". Essa expressão lembra o tabernáculo de Israel, que serviu como o lugar da presença de Deus na terra nos dias de Moisés ( Êx 40. 34-35 ) - Jesus cumpriu esse propósito na sua encarnação.

CHEIO DE GRAÇA E DE VERDADE : "Graça" e "verdade" correspondem a termos do Antigo Testamento que descrevem a aliança misericordiosa de Deus; muitas vezes "graça" é traduzida como "amor", "benignidade" ou "misericórdia" ( Gn 24.27; Êx 34.6; Sl 25.10; 26.3; Pv 16.6) . O Verbo que se fez carne manifestou plenamente o caráter de Deus como realizador e protetor da aliança.

E VIMOS A SUA GLÓRIA :  O Verbo é descrito na linguagem da literatura mosaica : sua "glória" é percebida do mesmo modo que a glória de Deus foi vista no deserto ( Êx 16.1-10; 33.18-23), no tabernáculo ( Êx 40.34-35), e mais tarde no templo ( 1Rs 8.1-11). Também pode ser uma referência à transfiguração, uma vez que João foi uma testemunha desse fato ( Mt 17.1-5).

GLÓRIA : Significa "esplendor" e "maravilha" e, num sentido secundário, "honra, dignidade, importância". O termo se aplica acima de tudo a Deus, o criador e soberano do universo, diante de quem todas as pessoas se curvarão um dia. O esplendor de Deus é aumentado e reconhecido quando suas criaturas lhe dão honra e louvor. Contudo, um dos grandes pecados, tanto de Satanás como dos humanos, é buscar para si mesmo a glória que pertence exclusivamente a Deus. O Filho em contraste, que era investido de glória divina ( João 17.5), humilhou-se em sua encarnação e morte expiatória ( Fp 2.6-8) para fazer a mediação entre Deus e a humanidade decaída.

UNIGÊNITO DO PAI : Essa expressão traduz uma única palavra grega que saliente a dignidade suprema do Verbo e o relacionamento exclusivo dele com o Pai. Tradicionalmente, essa tradução alternativa ( algumas versões traduzem como o "único") aponta para a geração eterna do Filho na Trindade. Essa interpretação faz mais sentido à luz do v 18- (Ninguém viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou) . Contudo, em Gênesis Isaque é chamado de o "único filho" de Abraão ( Gnt 22.2,12,16) - apesar de Ismael já existir - deixando claro que o termo pode significar "especial ou exclusivo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário