Purificação
Leitura Bíblica:
Levítico 4.27-35
Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus (2Co 7.1).
Purificação me lembra limpeza. Mais precisamente, a ação necessária para eliminar impurezas de algo ou alguém. P.ex., a água que bebemos geralmente é tratada para que seja própria para consumo. Outra comparação possível é com o refino do ouro, submetido a temperaturas altíssimas para que assim seja possível eliminar dele outros compostos. Dessa forma, a purificação – seja de água, ouro ou qualquer outra coisa – sempre requer uma intervenção externa, ou seja, alguém que faça esse trabalho.
Levítico 4 traz instruções de Deus que o povo de Israel deveria seguir em relação às ofensas acidentais. O fato de não serem propositais não eliminava a culpa, que precisava ser tratada. Assim, ao trazerem os sacrifícios ordenados, as pessoas recebiam o perdão de Deus. Do contrário, o transgressor e até mesmo o povo inteiro acabariam sofrendo a ira do Senhor. Em sua graça, Deus dava ao povo um modo de purificar-se de seus erros, para não serem condenados à morte. No trecho lido hoje, o sacrifício era uma cabra sem defeito, levada ao sacerdote para que este a oferecesse a Deus, obtendo assim o perdão para o pecador. Assim como na purificação da água e do ouro, também aqui o processo exigia ação de outra pessoa, no caso, o sacerdote.
Deus desejava ver seu povo vivendo de forma santa, isto é, diferente das outras nações. Ele ainda quer que seus filhos – os cristãos – tenham uma vida pura. E continua sendo impossível que façamos isso por nós mesmos. E agora? Não precisamos mais sacrificar animais: Jesus Cristo, o Filho de Deus, foi morto na cruz, sacrificando-se para que nossos pecados pudessem se perdoados de uma vez por todas. Quem crê nisso é perdoado e purificado. Sem Jesus, essa reconciliação com Deus é impossível
Nenhum comentário:
Postar um comentário