Total de visualizações de página

terça-feira, 28 de março de 2023

Ouvimos e falamos!!!

Ouvimos e falamos

Leitura Bíblica:
1 João 1.1-4

No princípio Deus criou os céus e a terra (Gn 1.1).

Depois que Jesus ressuscitou e ascendeu ao céu, os discípulos saíram anunciando o evangelho e muitas igrejas foram formadas. Não demorou para que alguns falsos mestres aparecessem, e com eles, falsos ensinos.

Na leitura de hoje, temos o apóstolo João, um dos doze discípulos, escrevendo a cristãos que viam ganhar força um movimento baseado na mentira de que Cristo não havia vindo de forma corpórea à terra. Esse ensino, chamado de docetismo, avançava e ameaçava a igreja de Cristo dos primeiros anos. Na abertura do livro, João faz um resumo da sua jornada cristã, atestando que ele e outros ouviram, viram, contemplaram e apalparam aquele era desde o princípio. Ele fala a respeito da Palavra da Vida (Cristo Jesus). Não é à toa que o começo de 1 João se assemelha ao início do Evangelho de João. As aberturas dos livros apontam para a ideia da existência de Cristo desde antes de tudo. O apóstolo afirma, assim, a sua confiança na messianidade de Jesus. Os dois textos se inspiram em Gênesis 1, que traz a narrativa da criação do mundo. A ideia do princípio nos textos de João é tão importante quanto a ideia da própria criação, porque o caráter divino de Cristo e a sua encarnação representam a chance da redenção. É como se fosse a chave para uma nova criação: a dos acolhidos e resgatados pelo sangue derramado na cruz.

É por isso que não podemos tolerar ideias que diminuam a Cristo ou a sua entrega por nós. Quando entendemos isso, passamos a ter o mesmo sentimento de João. Nós ouvimos sobre aquele que era desde o princípio e contemplamos aquilo que ele pode operar. Aponte para Cristo e testemunhe tudo o que ele tem feito. O mundo tem se encarregado de cegar as pessoas com muita eficácia. Cabe a nós, que conhecemos a cura, dizer às pessoas quem é o Médico dos médicos e onde podem encontrá-lo.

Quem conhece Jesus não pode fugir da responsabilidade de falar sobre ele e a verdade do evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário