Portas trancadas
Leitura Bíblica:
João 20.19-29
Ao cair da tarde daquele primeiro dia da semana, estando os discí¬pulos reunidos a portas trancadas, por medo dos judeus, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “Paz seja com vocês!” (Jo 20.19)
Em abril de 2007, aconteceu uma tragédia no estado da Virginia, nos Estados Unidos. Um jovem munido de pistolas e pentes de balas invadiu o campus de uma universidade e disparou contra os alunos, o que resultou em trinta e três mortos e muitos feridos. Na época, os meios de comunicação trouxeram muitas notícias acerca do ocorrido. Lembro de uma entrevista com um estudante brasileiro, que disse: “Ninguém sabia ao certo o que estava acontecendo. A direção da universidade mandou que todos os alunos se refugiassem na biblioteca e que permanecessem ali até receberem a ordem de sair. Ficamos ali, atrás de portas trancadas, com muito medo. Foi terrível, pois não sabíamos o que acontecia lá fora.”
No texto da leitura bíblica, são os discípulos que estão atrás de portas fechadas. A Páscoa já havia passado, Jesus já havia ressuscitado, mas eles continuavam trancados na escuridão, no medo, na angústia. Não é essa a situação em que muitos vivem hoje? Vivem como que se Jesus não existisse, trancados na escuridão dos seus próprios caminhos, onde parece que não há mais saída. Trancados atrás das “portas” da rebeldia contra Deus e da culpa. Trancados em suas frustrações e fracassos. Ali não há mais luz. Não se enxerga mais a vida. Parece o fim.
Então vem Jesus e se põe no meio deles, deixando bem claro que estava vivo. Ele lhes dirige uma palavra: “Estou aqui. Não há o que temer”. Mostra as suas feridas. “Vejam, este foi o preço para libertar vocês de toda a culpa, de todos os medos. Olhem para mim, e vocês encontrarão a vida, a luz e a esperança”. Há portas trancadas em sua vida? Então não hesite. Traga tudo para Jesus. Ele liberta e concede uma nova vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário