Total de visualizações de página

quinta-feira, 11 de junho de 2020

TENTAÇÕES DO ALTAR!!!



Todo cristão é tentado. Cristo, nosso maior modelo de caráter foi. Resolvi escrever algo, não para o "todo", mas para um classe de cristãos que de alguma forma tem um peso maior em influência, me refiro aos que servem na obra de Deus, aqueles que acessam ao altar, especialmente ao "ativos do altar", homens e mulheres que ministram nele. Para melhor aproveitamento, vou destacar cinco tentações, pontuando, uma à uma, interligando-as para que se tenha uma melhor compreensão.

1 - AUSÊNCIA DE CHAMADO: O chamado para o ministério, em primeiro lugar, nasce na mente onisciente de Deus, antes de nascermos literalmente, e o "novo nascimento" espiritual. Lembramo-nos de dois exemplos bíblicos: O Senhor, ao se referir ao chamado profético de Jeremias disse: "Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta."(Jeremias 1:5), e o último, sobre o apóstolo dos apóstolos, Paulo: " Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou e me chamou pela sua graça(...)"(Gálatas 1:15). O contexto de ambos os textos, fala de um chamado para exercício do ministério, acesso ao altar, ser um dispenseiro do que é eterno. Têm como negarmos, o teor dos textos bíblicos que lemos? O anjo Gabriel para Isabel, e Maria. A sarça ardente para Moisés. A visão do templo para Isaías. A lista bíblica é vasta! Mas a premissa é a mesma, o chamado. Não posso servir ao altar sem ser chamado. Não posso acessar o altar sem ser chamado. Não posso falar de altar sem ser direcionado pelo céu para o altar. A primeira tentação do altar, é não ter sido chamado para ele, o poder e influência que "exalam" do altar, têm levado muitos "forasteiros" à ele, pelos interesses mais diversos, e que não são para glorificar o dono do altar. Ninguém tem a capacidade de impedir alguém para ser chamado ao altar, da mesma forma, que ninguém tem a capacidade de por ninguém no altar - Com aval de Deus. Você ao ler isso pensou: "Claro que pode! Eu conheço muitos casos.". Eu também conheço, mas afirmo, não tem validade no céu, é uma questão de tempo para à queda. "Hofni" e "Finéias" sempre são descobertos, "Nadabe" e "Abiú" sempre são descobertos.

2 - FALTA DE PREPARO: Se não ser chamado, é uma tentação do altar, pior, é ser chamado, e não se preparar para exercício deste chamado. Deus não está no céu com uma metralhadora giratória, com um "cordão" de munição infinita, apontada para a terra, e atirando desde que o "mundo" é "mundo". Deus não comete erros, não é tolo, não é levado por sentimentalismos momentâneos, ou interesses levianos em suas escolhas, como nós somos. Ele escolhe, dá O seu Espírito, e estruturas para que o indivíduo chamado precisa "hoje" e precisará "amanhã". Entanto, o indivíduo chamado deve buscar meios para se equipar para exercer esse chamado, além daqueles que Deus já lhe deu, que são atributos da divindade. Existe uma tentação enorme em nossos dias, de se anunciar a cultura do reino, sem está preparado à altura para tal missão. Imagine anunciar O Rei dos reis, sem se quer ter estado em sua presença. O chamado em si, não é o propósito! O propósito é ser ativo na função do chamado, mas não de qualquer maneira, tendo como "álibe" o simples fato de ter sido chamado. Vou exemplificar, destacando(Em "caixa alta") Observemos as atitudes que o apóstolo Paulo instruiu Timóteo, que herdou seu legado ministerial. leia com atenção: " Mas REJEITA as fábulas profanas e de velhas e EXERCITA-TE a ti mesmo em piedade. Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir. Esta palavra é fiel e digna de toda a aceitação. Porque para isto TRABALHAMOS e LUTAMOS, pois ESPERAMOS no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis. MANDA estas coisas e ENSINA-AS. Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o EXEMPLO dos fiéis, na PALAVRA, no TRATO, no AMOR, no ESPÍRITO, na FÉ, na PUREZA. PERSISTE em LER, EXORTAR e ENSINAR, até que eu vá. Não DESPREZES o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério. MEDITA estas coisas, OCUPA-TE nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. Tem CUIDADO de ti mesmo e da DOUTRINA; PERSERVERA nestas coisas; porque, FAZENDO isto, te SALVARÁS, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. "(1 Timóteo 4:7-16). Não preciso comentar mais nada não é mesmo?

3 - BUSCA POR HONRA: Qual o antônimo de honra? Desonra. Ninguém gosta de ser desonrado. Mas a desonra faz parte de quem lida com o altar. Repetidamente, ao falar sobre honra, sempre afirmo que, honra não se pede, ou se exige. Honra se dá, e isso voluntariamente. Existe algo pior de que ser forçado a fazer, ou falar algo que não quer? Isso é uma lição para nós que lidamos com o altar, devemos fugir da tentação do excesso de honra. Digo excesso, pois vivemos dias, em que as pessoas precisam de elogios e das "cadeiras cativas" para lutarem pelos seus ideais "espirituais". Lidar com o altar do Senhor, mesmo após convicção do chamado, e a busca pelo preparo para viver o chamado, não significa que vamos ser compreendidos, e honrados por todos. Leiamos então: Romanos 8:17b " (...) Se é certo que com Jesus padecemos, para que também com Jesus sejamos glorificados. ". Temos Jesus, padecimento, glória; todos juntos no mesmo versículo. Servir ao altar de Deus corretamente, não é sinônimo de honra, aos olhos dos homens. O que falar da cabeça de um homem que só falou à verdade parar em uma bandeja? O que falar dos mártires devorados no coliseu? O que falar dos nossos irmãos serrados ao meio na inquisição da idade média? E o fim dos apóstolos que andaram com Cristo? Não preciso citar O Senhor Jesus não é? Leia comigo 2 Coríntios 6:8a: " Por honra e por desonra(...), sabe qual o contexto? "Vida ministerial". Honra e desonra. Grave isso, nas tábuas do seu coração. Honra e desonra!. " Curtidas, compartilhamentos, visualizações e outra série de "honras" modernas, parecem que são o termômetro do sucesso no altar de Deus. Ledo engano, então até alguns anos atrás quando esses meios não existiam, o que era honra? Eu preciso me oferecer nas vitrines virtuais para ser honrado? Esse tipo de "honra" eu dispenso, ou qualquer outra que não venha do toque do Espírito Santo, no coração daqueles que querem honrar. Existe uma frase atribuída ao teólogo britânico C.H Spurgeon que é a síntese do que quero falar neste ponto: " Os aplausos mataram mais profetas do que a perseguição. ". Prefiro ao falar sobre o tema, acreditar na Palavra de Deus, que apenas essa porção das escrituras já seja nosso consolo. Hebreus 6:10a: " Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra e do trabalho de amor que, para com o seu nome, mostrastes(...)". 

4 - SEM A DIREÇÃO DO ESPÍRITO: Na conhecida parábola do semeador, contada pelo Senhor Jesus, os solos são diferentes, a semente é a mesma. Os solos diferentes, são os corações daqueles que recebem a semente, que é o evangelho. O semeador ao observar os diferentes resultados de sua semeadura, não mudou a semente. A semente é a mesma. O problema na parábola não está na semente, mas nos solos. Diferentemente de hoje. O problema não está na semente, que é o evangelho, e nunca será! Nem totalmente no solo, que são os corações, o problema, está no semeador. Uma tentação de nossos dias, é viver ministrando no altar, servindo no altar, sem direção do Espírito que nos colocou no altar. É impossível frutificar  "ouro", "prata", "pedras preciosas" sem a direção do Espírito! Leiamos o nível de direção do Espírito na igreja primitiva: " Na verdade, pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias. "(Atos 15:28). Primeiro ao Espírito Santo, depois, aos apóstolos. Não podemos por nossas direções e decisões sobre às do Espírito. A igreja começou ouvindo e depois fazendo, não o oposto. Viver no altar, sem direção do céu, é semear em "areia movediça", altares sem direção do Espírito Santo, estão destinados à serem engolidos pelo seu próprio espírito de auto-suficiência que eles tentam prezam. Já dizia John Wesley: " Deus não unge métodos, Deus unge homens! ". Um altar em que ouvir a voz do Espírito não é ensinada e incentiva, é um altar idólatra. Pois, crê que podemos alcançar resultados espirituais, por meios carnais, e aquém da vontade de Deus, fazendo de qualquer outra voz, um ídolo. Precisamos para "ontem" buscar a sensibilidade de discernir à voz do Espírito. É muito comum ouvir: " Pintamos as paredes de tal cor, pois é uma tendência. ", " Nosso púlpito é assim, porque todas as igrejas estão usando destes."," Nossa liturgia é assim, pois agora é desse jeito.". Mas, é raríssimo ouvir, vamos fazer "assim" e "assim", porque O Espírito nos direcionou. Não sejamos insensatos em achar que com nossa pobre e humana capacidade vamos conseguir resultados que alegram o coração de Deus. Mais Espírito menos espírito.

5 - AUTORITATISMO: Não há como disassociar o autoritarismo no altar, com a ausência do Espírito no altar. Neste último ponto, quero destacar o valor de um líder, o respeito que devemos ter por eles, antes de ser algo socialmente plausível, é algo biblicamente ordenado. Ame seus líderes, ore por eles. Seja um líder espiritual, ou secular. Não é para as autoridades espirituais que escrevo, é para os autoritários. Pois quem exerce qualquer função no altar, para O Deus do altar, não deve exercer autoritarismo. Ninguém em nome de uma autoridade espiritual que lhe foi atribuída, pode em nome dessa autoridade, exigir com autoritarismo nada de seus semelhantes. Para onde estão as mensagens mais duras do Senhor Jesus? Para os autoritários religiosos. Homens que em nome da posição que exercem, humilham, zombam, e até literalmente roubam seus recursos. Pior, colocam na boca de Deus, o que Ele nunca falou. Exigem em nome de Deus, o que Ele nunca exigiu. Homens que por ciúmes proíbem outros homens de anunciarem a verdade. Homens que por capricho transferem seus subalternos para lugares inóspitos. Homens que em nome de Deus, fazem a igreja participar de campanhas e mais campanhas sem nenhum embasamento bíblico. Homens que odeiam ser questionados. Homens que odeiam ser contrariados. Homens que odeiam serem desonrados. Homens que pedem tolices em nome de santidade, quando tudo não passa de legalismo. Homens que por nepotismo, inserem pessoas no corpo de Cristo, sem o chamado do dono do corpo. Homens que pela posição que exercem exigem unidade de pensamento político. Homens que amaldicoam quem se atreva a sair do grupo que lideram. Homens que usam Deus como "álibe" para sua falta de caráter. Homens que até foram chamados por Deus, mas que hoje precisam deixar o altar, pois Deus é maior que seu próprio altar. As tentações do altar, não são um pecado em si, ceder para elas são, e se já cedemos à alguma dessas já citadas, precisamos consertar o altar. Nós somos mais importantes para O Senhor, do que aquilo que fazemos para Ele. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário