Total de visualizações de página

quinta-feira, 4 de junho de 2020

CULTURA INÚTIL



" Algumas semanas atrás vi um vídeo de um arqueólogo/teólogo, Rodrigo Silva, e ele no vídeo, falou sobre essa "cultura inútil", e ouvindo-o, senti um "estalo" na mente, e pensei em escrever esse artigo, abordando essa temática, destacando os créditos ao Rodrigo, pelo trilho que quero seguir agora.

As barreiras de informação, e acesso aos conteúdos foram derrubadas. É fácil encontrar crianças, que mal sabem pronunciar uma frase se quer, que já sabem manusear muito bem certos aparelhos, à tecnologia precede o crescimento se assim posso dizer. Com essa facilidade toda, veio um "turbilhão" de informações. Hoje, o assunto que você quiser, é possível ser lido, impresso e visualizado. Entanto, com a facilidade em encontrar conteúdos, veio o excesso deles, infelizmente, os maléficos, para piorar, apenas um toque na tela, ou em muitos casos, pelo comando de voz. Não apenas à informação em si, mas creio que pior que excesso de informação, é a informação inútil. Tornamo-nos especialistas  em idiotices. Pós-graduados em ruas sem começo, que não chegam à lugar nenhum. Doutores em navegar pelos mares da distração, sem atracar em porto algum.

O público no qual eu escrevo deve ser os cristãos, não daqueles que não servem ao Senhor, pois é uma questão de cunho espiritual. Pois haverá cobrança do que fazemos com nosso precioso tempo, pois nossa iluminação é maior. Lembro de algo que li certa feita, é até hilário, mas que retrata bem o que vou falar a seguir. O que vi era uma imagem, de um currículo, com todos os dados do futuro empregado, e na área das experiências anteriores, estava assim: " Formado em tal desenho, assisti todas as doze temporadas. ". Isso é " cultura inútil "! É incrível como se sabe nomes de personagens filmes, séries, desenhos, programas,  e nossa mente é tomada por futilidades e coisas que não agregam valor nenhum, para piorar, usamos muitas vezes esse tempo tudo para nós deleitarmos nas trivialidades de conteúdos muitas vezes impróprios. 

Lembro-me de ter assistido as temporadas de uma determinada série cheia de cenas de sexo e palavras de baixo calão. Não estou falando de outras pessoas, mas eu mesmo me expus à isso. Foi um erro, que jamais quero voltar a cometer. E com conhecimento de causa digo, quem se expõe a tal conteúdo, de maneira deliberada, não está em um bom momento de comunhão com Deus, pois eu não estava na época, não quero usar minha experiência como regra máxima, mas é uma questão de lógica espiritual. Não creio que um servo(a) de Deus, que esteja cultivando um bom relacionamento com o seu Senhor, sinta paz em contemplar tamanha obscuridade. Se é odioso aos olhos de Deus, deve ser ao nosso da mesma forma.

Paulo em Romanos 12:2, nos fala sobre os "moldes" do mundo. Sem dúvidas, um deles é o entretenimento. Não digo necessariamente do que é ruim, mas sim também do que é bom. Demoramos a dissasociar o pecado, da vida de entretenimento que muitas vezes vivemos, porque não conseguimos atrelar o pecado à uma noite inteira vendo uma boa série(Aos nossos olhos) por exemplo. Como nossos antepassados cristãos viviam antes de existir todo esse meios de entretenimento? Suas biografias nos revelam que viviam não apenas o que era bom, mas, a plenitude das promessas de Deus. Seus radicalismos em prol do que é santo, pelo que parece hoje, nos fazem falta(Em alguns aspectos), Certa ousadia pela cultura do reino, não envolve apenas um passo do Santo Deus, mas sim uma corrida sedenta dos seus santos aqui na terra por valores eternos(Pois o cenário é aqui). O que depender de Deus, já temos: A morte de seu filho, e seu preciso Espírito, o que mais queremos então? O maior investimento que poderia ser feito, Deus fez. Quanto de recurso de gasta em "cultura inútil"? Quanto investimento em conhecimento de Deus fazemos? Não falo apenas de material teológico, mas de tudo que possa nos aproximar de uma cultura de vida espiritual, e que nos leve mais longe dos sofismas contemporâneos. Dos dardos envenenados com o sonífero da omissão. E da tola sensação de pertencermos ao "sistema".

Muita religiosidade ocorreu no passado, isso é inegável, mas a intenção por trás, quase sempre, era a pureza mesmo. A intenção era a santificação, e o desprendimento do mundo. A " cultura inútil " é responsável por uma juventude tão enfraquecida, ao meu ver, o grupo mais promissor de uma sociedade cristã, entanto tão pobre de espiritualidade, penso que temos a geração de jovens, com maior probabilidade em servir ao Senhor, pelo tanto de ferramentas que temos! O que os apóstolos fariam se tivessem o vigor e as "armas" que nossos jovens têm?. O que será do cristianismo amanhã, com uma juventude tão distante de Deus hoje? Não estou falando de presença no culto, mas de desejo por Deus pós-culto. Nos não podemos ser tão ingênuos ao ponto de acharmos que poucas horas dentro de um templo, mudará de forma significativa uma juventude tão propensa ao erro, e de uma cultura cristã tão empobrecida de princípios morais, que regem uma vida cristã saudável, que muitas vezes é nutrita com entretenimento barato, com a desculpa de não perdê-los. Cultivar uma vida pós-culto, deve ser nossa tarefa, como influenciadores, como servos de Deus. É inegável o que se observa. Uma ala da igreja, que poderia ser a mais preciosa e culta dos valores de básicos da fé, têm mostrado-se tão distante, trocando o toque na cruz, pelo toque na tela. O toque nos livros pelos toques no abismo.

A " cultura inútil " é "mãe" dos nossos pecados. Alimentada, claro por nós. Vou exemplificar para melhor entendimento. Você já ouviu falar de um cego que tropeça nos mesmos pecados daqueles que enxergam? Não, não é? Claro, o cego não enxerga, logo, não cobiça, e se não cobiça, não alimenta em sua mente, não alimentando na mente, não pratica o pecado. Observe o que o Senhor Jesus disse no evangelho de Mateus 6:22: " A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz. ", o contexto é justamente propósito, tesouros na terra, olhos fixos no que é consumido pela "ferrugem". É óbvio que os olhos ali, são os olhos da alma, os olhos espirituais, entanto ao citar justamente os olhos, o Senhor Jesus, confirma que por nossos olhos naturais, que são as portas de acesso para a depravação moral, ou bênção espiritual. Pois Ele continua, observe o texto seguinte, evangelho de Mateus 6:23: " Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas! ". A cultura do reino é contemplada por nossos olhos? Com que frequência me deleito nas maravilhas de Deus, em comparação com a "cultura inútil"?

A " cultura inútil " tem que maior porta de entrada nossos olhos, naturais(Perdoe-me a redundância), que altera drasticamente nossa percepção do certo, ou errado, do santo e do profano. Banalizando princípios, e arrancando raízes morais, desfazendo das colunas mestras de uma sociedade com princípios judaicos/cristãos relevantes. A " cultura inútil " reduz o casamento por exemplo, à algo ultrapassado e sem futuro, à família torna-se "ajuntamento", e obediência aos pais e outras autoridades uma tortura. Nos meios visuais não se honra o santo, mas se cultua o profano. Como seremos fortalecidos em Deus, nutrindo veneno?

O caso verídico de um palestrante ao falar sobre o "lixo na alma", deu alguns minutos para que sua platéia feminina trouxesse ao palco, todos os papéis e demais objetos desnecessários que elas encontrassem em suas bolsas, depois de alguns minutos, o palco foi tomado por uma "montanha" de lixo que aquelas mulheres carregavam, sem necessidades. Pense, se Deus pedir para tirarmos todo o "lixo", toda "cultura inútil" que tamos regamos em nossas vidas, será que acharia muito? Termino, com talvez uma das ordens mais poderosas e com efeitos rápidos do nosso Senhor. Ele disse no evangelho de Mateus 5:29,30: " Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti, pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que todo o teu corpo seja lançado no inferno. E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que todo o teu corpo seja lançado no inferno. " "

Nenhum comentário:

Postar um comentário