Total de visualizações de página

terça-feira, 8 de outubro de 2019

EXISTE ABUSO ESPIRITUAL ? O PASTOR E SOCIÓLOGO AMERICANO RONALD ENROTH, 80 ANOS, RELATA EM SEU LIVRO SETE FORMAS DE ABUSO USADAS POR LÍDERES EVANGÉLICOS:

1 - DISTORÇÃO DAS ESCRITURAS: para defender os abusos usam doutrinas do tipo "cobertura espiritual", distorcem o sentido bíblico da autoridade e submissão, etc. O que o líder ensina é aceito sem muito questionamento, e nem é verificado nas Escrituras se as coisas são mesmo assim.
2 - LIDERANÇA AUTOCRÁTICA: discordar do líder é discordar de Deus. É pregado que devemos obedecer ao discipulador, mesmo que ele esteja errado. Não é permitido chamar alguém com cargo importante pelo nome, pois isso seria uma desonra. É pra chamar pelo título da pessoa.
3 - ISOLACIONISMO: o grupo possui um sentimento de superioridade. Acredita que possui a melhor revelação de Deus, a melhor visão, a melhor estratégia, etc. Só se relacionam com outros ministérios para arranjar público para eventos.
4 - ELITISMO ESPIRITUAL: é passada a ideia de quanto maior o nível que uma pessoa se encontra na hierarquia da denominação, mais esta pessoa é espiritual, tem maior intimidade com Deus, conhece mais a Bíblia, e até que possui mais poder espiritual (unção). Quanto maior o serviço demonstrado à denominação ou quanto maior a bajulação, mais rápida é a subida na hierarquia.
5 - CONTROLE DA VIDA: quando os líderes, especialmente em grupos com discipulado, se metem em áreas particulares da vida das pessoas, querendo controlar tudo, inclusive a presença nos cultos. Faltar em algum evento por motivos profissionais ou familiares é um pecado grave.
6 - REJEIÇÃO DE DISCORDÂNCIAS: não existe espaço para o debate teológico. A interpretação seguida é a dos líderes. É praticamente a doutrina da infalibilidade papal. Qualquer crítica é sinônimo de rebeldia, insubmissão, etc.
7 - SAÍDA TRAUMÁTICA: quem se desliga de um grupo destes geralmente sofre com acusações de rebeldia, de falta de visão, egoísmo, preguiça, comodismo, etc. Os que saem são desmoralizados e são tratados como uma limpeza que Deus fez, para provar quem é fiel ao sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário