Total de visualizações de página

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

O QUE É O BATISMO?

O QUE É O BATISMO?
"Portanto, ide e fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo." Mateus 28:19.
O batismo é um ato fundamental e indispensável, tanto no processo de salvação, como na inclusão ao discipulado à Cristo.
Jesus, antes de subir ao Pai, deu essa ordem a seus apóstolos e discípulos. O batismo faz parte da porta de entrada no reino dos céus. Essa porta tem dois mandamentos: o primeiro é o arrependimento; o segundo é o batismo. Isso está muito claro, quando Pedro, no dia de Pentecoste, disse a uma multidão, em resposta a uma pergunta: "Disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo..." Atos 2:38.
No arrependimento, a velha natureza, herdada em Adão, morre; no batismo, esse velho homem espiritual é sepultado. Todo aquele que morre, deve ser sepultado; mas, pense em alguém sendo sepultado vivo! Infelizmente, muitos estão assim na vida cristã: foram batizados sem antes se arrependerem; tomaram uma decisão com base em emoções ou por pressão de familiares e amigos. Isso não funciona!
"Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo ressuscitou dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida." Romanos 6:3-4.
Quando somos batizados, o velho homem é sepultado e o novo ressurge para uma nova vida; tudo isso, com base no sacrifício de Cristo Jesus; ou seja, na sua morte e ressurreição.
Quando, então, uma pessoa está apta para o batismo?
Quando ela ouve a proclamação do evangelho de Cristo e a entende. Reconhecendo seu estado, longe de Deus, e também reconhecendo quem Cristo é, se sujeitando ao seu governo. Um detalhe importante a ser lembrado: O governo de Cristo é de paz.
Vemos, principalmente no livro de Atos, que todos os batismos, foram imediatos ao arrependimento das pessoas. O único caso mais demorado foi o de Saulo de Tarso: Três dias! Isso porque ele estava cego e em jejum, hospedado numa casa. Todos os demais foram no mesmo dia.
A não ser que um corpo seja embalsamado, o máximo que se espera para o sepultamento é 24 horas. No batismo não pode ser diferente. A partir do momento que uma pessoa recebeu a palavra, creu e se arrependeu, está apta a entrar nas águas!
A ordem de Jesus, é que façamos discípulos de todos os povos; portanto, onde você estiver; ou seja, em qualquer país; se você entendeu o sacrifício de Cristo a teu favor, crê no seu nome e se sujeita ao seu governo; busque o batismo! Aos trinta anos, Jesus buscou o batismo; ele procurou um profeta de Deus: João Batista. Se você estiver só, nessa tua decisão, peça orientação de Deus, e ele te encaminhará a um discípulo de Jesus, que te batize e te oriente na fé em Cristo.
Ainda há tempo, a porta do reino dos céus ainda está aberta!
Maranata, vem Senhor Jesus!

📷
Curtir
Comentar
Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário