Começo e fim
Leitura Bíblica:
1 Reis 11.29-43
[Salomão] descansou com os seus antepassados e foi sepultado na cidade de Davi, seu pai. E o seu filho Roboão foi o seu sucessor (1Rs 11.43).
Se usarmos a metáfora de uma modalidade olímpica para ilustrar a vida cristã, podemos afirmar que ela não é uma corrida de cem metros rasos, mas uma maratona de quarenta e dois quilômetros. Não adianta uma largada rápida, triunfante; antes, é preciso ter capacidade de resistência, resiliência, fidelidade e disposição para a perseverança para – apesar de todos os obstáculos e adversidades – chegar até o fim.
Esse foi o problema de Salomão. Depois de uma grande arrancada, não teve integridade de caráter para terminar bem, acabando sua jornada espiritual aqui na terra envolvido em idolatria e luxúria, escravo do seu próprio sucesso. Quando esse é o assunto, é maravilhoso ver na Bíblia a história de alguns homens de Deus que começaram e terminaram bem. Penso em Enoque, que ficou conhecido como alguém que andou com Deus. E o Senhor se agradou tanto dele, que o arrebatou (Gn 5.24). Outra história maravilhosa é a de Josué que, totalmente em oposição ao exemplo de Salomão, termina sua vida afirmando sua fidelidade e a de sua família ao Senhor (Js 24.15). Não podemos deixar de citar Samuel que, ao término da sua longa liderança diante do povo de Deus, afirmou que sempre agiu com integridade, o que o próprio povo confirmou (1Sm 12.5).
Salomão começou bem, mas não terminou bem. Para isso, é preciso muito mais do que uma vocação, aptidões, talentos ou um chamado divinos. É preciso integridade de caráter, que, graças a Deus, não é sinônimo de perfeição, mas coerência, transparência, humildade. Em outras palavras: aquela capacidade de reconhecer seus erros e se prostrar sempre, humildemente, diante de Deus, que garante nos perdoar quando confessamos nossos pecados (1Jo 1.9). É por isso que Davi é chamado “um homem segundo o coração de Deus”, apesar de seus erros.
Deus deseja que comecemos bem e, sempre dependendo dele, também terminemos bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário