Sem igreja
Leitura Bíblica:
Romanos 12.4-5
Assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo (1Co 12.12).
“Acredito em Deus, tenho fé nele, mas não preciso frequentar uma igreja. Posso servi-lo de minha casa.” É comum ouvir esse tipo de frase de pessoas que acham que não precisam da igreja para servir a Deus.
Pergunto: o que acontece com quem perde um dedo? Essa pessoa fica desmembrada, e o corpo todo sofre com a dor provocada pela amputação. E o dedo? Fica preto, começa cheirar mal, apodrece e então só serve para ser descartado.
Mas o que uma coisa tem a ver com a outra? Paulo diz em várias cartas que a igreja é o corpo de Cristo. Ele usa essa metáfora para que todos entendam a unidade dela. Quem está ligado ao corpo tem vida e utilidade. O corpo que tem todos os membros não sofre nem fica incapacitado.
Para entender tudo isso, é preciso crescer e se desenvolver espiritualmente. Sim, dá para ler a Palavra de Deus em casa, mas na igreja aprendemos a compreendê-la corretamente, a desenvolver laços de amizade. Ali recebemos ajuda em diversas áreas, principalmente na espiritual. É frequentando a casa de Deus que ficamos mais íntimos dele. É ali que recebemos o alimento para nossas almas que nos leva à maturidade espiritual, e assim buscando com excelência a servir de maneira correta ao nosso Deus.
Você, cristão, entende a necessidade de ir à casa de Deus? Ou, se você frequenta a igreja, sabe qual é o seu papel no reino de Deus? Se sua resposta é “não” a uma dessas perguntas, a única forma de mudar essa situação é envolvendo-se em uma igreja. Ser parte do corpo não é apenas assistir ao culto a Deus uma vez por semana, mas usar seu tempo e habilidades em favor dos irmãos. Assim, seu culto particular em casa e sua vivência no corpo de Cristo se complementarão e você amadurecerá na fé.
Lucas Pinheiro, Santo Augusto/RS
Membro saudável do corpo de Cristo é aquele que faz sua parte no reino de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário