Capacitados
Leitura Bíblica:
Joel 2.28-32
Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava (At 2.4).
O profeta Joel foi um dos mensageiros de Deus que alertou o povo de Israel para o Dia do Senhor, o grande dia da manifestação final da justiça divina, insistindo que ainda havia tempo para se arrepender e se reconciliar com ele. Anunciou também que chegaria um tempo em que os servos de Deus experimentariam o derramamento do Espírito de Deus em suas vidas para que também passassem a proclamar a mensagem de Deus, levando outros à mesma fé.
No Novo Testamento, Jesus avisou os seus seguidores que, quando voltasse ao Pai, enviaria o Espírito Santo para ficar com eles e guiá-los (João 14). Pouco depois, em Atos 2, encontramos o relato do cumprimento dessas promessas: cerca de 120 pessoas ficaram cheias do Espírito Santo, e começaram a falar línguas diferentes. Naquele momento, havia em Jerusalém peregrinos de muitas nações, que tinham vindo para a celebração do Pentecostes, uma das principais festas judaicas, e todos acabaram ouvindo a proclamação das maravilhas de Deus em sua própria língua. A princípio, as multidões ficaram atônitas, sem entender o que significava tudo aquilo. Alguns zombaram, dizendo que os seguidores de Jesus estariam embriagados – até que o apóstolo Pedro explicou que estavam presenciando o cumprimento da profecia de Joel. Como resultado dessas pregações, muitas pessoas aceitaram a mensagem do amor de Deus – também conforme Joel já tinha anunciado: “E todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo” (v.32).
Deus tem todo interesse em ver sua mensagem proclamada no mundo inteiro, e seus filhos recebem o privilégio de participar dessa missão. O melhor de tudo é que ele não espera que façamos isso sozinhos ou por nossas próprias forças, mas envia seu Espírito, que nos capacita a sermos mais parecidos com Cristo e a falar do amor de Deus.
O cristão conta com a capacitação do Espírito Santo no trabalho de ganhar vidas para o Reino de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário