Benefício próprio!!!
Leitura Bíblica:
Números 14.26-45
Fazer o que é justo e certo é mais aceitável ao SENHOR do que oferecer sacrifícios (Pv 21.3).
O povo de Israel, prestes a conquistar a terra prometida, duvidou que Deus poderia dá-la. Os doze homens enviados para explorar a terra voltaram, relatando grandes obstáculos. Somente Josué e Calebe confiaram na palavra de Deus. Alguém já escreveu que foi a geração que mais viu milagres do Senhor, mas também a que se mostrou mais incrédula. Crer de fato em Deus não depende de ver as maravilhas sobrenaturais que ele realiza, mas da nossa disposição em reconhecer quem ele é e em fazer sua vontade. Por causa da sua rebeldia, os israelitas receberam a punição anunciada na leitura de hoje. Ao receber a dura notícia, o povo caiu em si e, tomado pela culpa de estragar o próprio futuro, quis reverter a situação. Arrependeram-se - infelizmente não por causa de sua rebeldia (o verdadeiro problema), mas devido às consequências que isso traria.
Deus não é um “gênio da lâmpada”, obrigado a satisfazer os nossos desejos. O que ele quer para nós é muito mais: um relacionamento próximo com ele. Para isso, nos dá propósitos, nova vida, muda nosso ser, nosso caráter, nos reconcilia consigo e até conosco mesmos.
A consequência da desobediência pareceu muito dura ao povo, que então quis conquistar a terra a todo custo, mas a ordem de Deus mudara e eles novamente não respeitaram. Não estavam interessados em cumprir a vontade do Senhor, mas em seu próprio benefício ou prejuízo. No entanto, o melhor caminho, ainda que vá contra os nossos desejos ou nos obrigue a sofrer as consequências de um ato errado, sempre será obedecer às ordens divinas. Não é possível comprar o favor de Deus com atos da nossa escolha, mesmo que pareçam profundamente piedosos. O principal benefício que podemos obter não material, mas uma vida transformada por meio do relacionamento com o Senhor.
Arrepender-se é passar a obedecer à vontade de Deus, qualquer que seja o custo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário