Total de visualizações de página

terça-feira, 4 de abril de 2023

Amor real!!!

Amor real

Leitura Bíblica:
Mateus 22.34-38

Respondeu Jesus: “Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento” (Mt 22.37).

Quando Jesus vivia nesta terra, os líderes religiosos lhe faziam perguntas, mas não para aprender. Preparavam questões ardilosas, à espera de algo que considerassem um deslize. Na leitura de hoje, vimos mais um episódio desse tipo. Referindo-se aos “Dez Mandamentos”, um mestre da lei pergunta: qual deles seria o maior, o mais importante? Jesus de pronto respondeu o versículo em destaque. Mas acrescentou: “E ame o seu próximo como a você mesmo”. Assim, colocou em pé de igualdade ambos os mandamentos – deles depende toda a lei e todo ensino profético, afirmou.

Você percebeu um detalhe? Jesus falou de amar com a totalidade do coração, da alma e do entendimento. Não parte, nem mesmo uma boa porção. Repito: tudo que diz respeito à nossa vontade e empenho deve ser dedicado ao exercício de amar a Deus. Ora, a palavra “tudo” não deixa espaço para mais nada. Ora, como sobrará então lugar para amar meu próximo?

Esses mandamentos parecem contraditórios quando o ponto de vista se restringe ao meramente humano. Há um aspecto importante a considerar: nem eu nem você temos em nós a capacidade de amar a Deus com tudo o que somos. Nem mesmo a pessoa mais bondosa do mundo consegue amar de verdade apenas por suas próprias forças. O que costumamos chamar de amor não se compara com o que essa palavra implica quando o Senhor a usa.

Assim, há no texto de hoje um ensino menos evidente, mas importantíssimo. Amar a Deus com tudo o que tenho e sou é a única forma de conseguir amar alguém de verdade, pois isso só é possível quando o amor do próprio Deus flui por meio de mim. Amar a Deus com tudo o que sou e amar ao meu próximo como a mim mesmo são parte do fruto do Espírito Santo. E só serei capaz de cumprir esses mandamentos e toda a lei e os profetas se minha vida for dedicada a encher-me de sua gloriosa presença.

Só o Espírito Santo nos torna capazes de obedecer a todos os mandamentos, do maior ao menor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário