Total de visualizações de página

segunda-feira, 7 de setembro de 2020

O PASTOR NEÓFITO!!!



Um dos requisitos que o Apóstolo Paulo escreve acerca da ordenação de pastores é "Não seja neófito", proibindo que se façam pastores aqueles que recentemente tenham professado a Cristo, excluindo do ministério pastoral aqueles que não dedicaram anos de sua vida estudando teologia (interpretação bíblica, contexto histórico, exegese bíblica, etc).

Infelizmente o que se vê hoje é o contrário. Se banalizou tanto o pastorado na igreja evangélica moderna que a vocação nos dias atuais se resume a um "dormi membro, acordei pastor" justamente de quem acha que teologia é inútil, mas não pensa duas vezes para por uma bíblia embaixo do braço, criar um nome bacaninha pra nova congregação, convencer dois ou três irmãos que não precisam esperar, pois lá eles poderão ser o que quiserem. E apesar de não se importarem com cargos, adotam os mais variados títulos, que vão desde pastor-presidente, reverendo, episcopo até os anti-bíblicos cargos de pastora, apóstolo, diaconisa. Tudo confirmado pelo banho de 500 ml de óleo de soja. Compram algumas cadeiras, um equipamento de som potente e, claro, um púlpito que servirá para fazer promessas de saúde e riqueza, destilar ódio aos inimigos, pedir carro para fazer a obra, explorar o sofrimento humano e falar de tudo, exceto do Evangelho de Jesus Cristo.

João Calvino comenta: "é evidente que os neófitos geralmente são fúteis e dominados pela ostentação, de modo que a arrogância e a ambição facilmente os levam a se desertarem. O que Paulo diz aqui, podemos confirmar evocando nossa própria experiência; pois os neófitos não são simplesmente ousados e impetuosos, mas também inchados de néscia confiança em si próprios, como se fossem capazes de fazer o que nunca experimentaram. Portanto, não é sem razão que sejam eles excluídos da honra do episcopado, até que, com o passar do tempo, suas noções extravagantes tenham sido subjugadas."

O Apóstolo Paulo adverte - não com falta de amor por eles, mas com excesso de cuidado - , dizendo "para que não incorra na condenação do diabo", pois o orgulho e a ostentação sobem facilmente à cabeça de um neófito que se sente apto a pastorear a igreja de Deus, aimda que não saiba discernir entre a mão esquerda e a mão direita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário