Total de visualizações de página

domingo, 16 de agosto de 2020

••• A CONDUTA DOS MARIDOS •••



TEXTO BÍBLICO

🔎 Efésios 5

25 - Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,

26 - Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,

27 - Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.

28 - Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.

29 - Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja;

30 - Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.

31 - Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.

32 - Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.

33 - Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.

COMENTÁRIO

• É baseada na mesma regra exposta no texto, quando fala de Cristo e sua Igreja. O amor é a expressão máxima desse relacionamento. 

• O senhorio do esposo sobre a esposa não é o mesmo de senhor e escravo. O senhorio dele baseia-se na autoridade que lhe é própria e que lhe foi dada desde a criação da mulher. 

• O amor do marido pela esposa pode ser comparado ao amor de Cristo pela sua Igreja (2 Co 11.2,3; Ap 19.7; 21.2). Esse amor é manifesto no plano espiritual. O modelo desse amor é Cristo, que amou de tal forma a sua esposa que deu sua vida por ela. 

• A frase no grego é a seguinte: ``hoi Andres agapáte tas ginaíkas´´ maridos, amai vossas esposas. Note que o verbo amar aqui no texto de Efésios, não é o verbo ``eros ´´, (eros representa a parte consciente do amor que uma pessoa sente por outra. É o amor que se liga de forma mais clara à atração física, e freqüentemente compele as pessoas a manterem um relacionamento amoroso continuado, um tipo de sentimento baseado unicamente pela atração física. Nesse sentido também é sinônimo de relação sexual). 

• Mas sim, o verbo `` agapáo´´. Essa palavra demonstra um sentimento tão profundo a ponto de uma pessoa se sacrificar pelo objeto amado. Quando Jesus pergunta a Pedro: tu me amas? Jesus usa o verbo agapáo. Pedro responde: `` hoti Philo se´´, (tu sabes que eu gosto de ti). Pedro usa o verbo ``fileo´´, (verbo gostar). Ou seja, reconstruindo o diálogo fazendo uso do texto original, ficaria assim: Pedro, tu me amas com o amor de quem morre pelo abjeto amado? E Pedro responde: tu sabes Senhor que eu gosto de ti como um colega. Agapáo é o amor que se compromete, que se doa pelo objeto amado. Fileo é o sentimento que não se compromete, é apenas algo fraternal, coleguismo. 

• Paulo ensina que o marido deve exercer o mesmo amor que Cristo expressou pela igreja, quando morreu por ela na cruz. É um amor que se sacrifica, que se humilha, que não mede esforços pelo bem estar da pessoa amada. O verbo agapáo está no imperativo presente ativo. Paulo está dando uma ordem, não uma opção aos maridos. O tempo verbal indica que o marido deve se sacrificar hoje, deve se sacrificar amanhã, e depois, e depois e depois... um eterno imperativo.

1️⃣ •》UM  AMOR  DOADOR . vs. 25 >>> como também Cristo amou a igreja". 

• Cristo é o modelo do amor que o marido deve oferecer à esposa — um amor capaz de dar de si mesmo. A continuação do versículo — "[...] e a si mesmo se entregou por ela" — fala de um amor destituído de egoísmo; amor que é capaz de dar sua vida em sacrifício por ela.

2️⃣ •》UM  AMOR  PROTETOR. vs. 26 >>> para a santificar". 

• implica numa atitude de proteção, tomar a iniciativa de separar para si e não permitir que coisas estranhas a toquem. Santificar é separar e proteger dos perigos. A Igreja é representada como esposa.

3️⃣ •》REQUER  PURIFICAÇÃO  DA  ESPOSA . vs. 26 >>> purificando-a com a lavagem da água". 

• Esse texto possui uma linguagem figurada. A lavagem com água fala de limpeza espiritual. Todo o contexto aponta claramente que a ênfase é o relacionamento marido e mulher, no qual, Cristo é o paradigma.
É interessante notar que no verso 26-27, Paulo usa uma linguagem importada do Antigo Testamento. É uma linguagem sacerdotal aqui no texto de Efésios 5. Quando os sacerdotes entravam no átrio do Tabernáculo, eles tinham que se purificar se lavando na bacia de bronze. Só assim, podiam começar seu ofício sacerdotal. Eles tinham que se santificar e purificar. 

• Isso para poder comparecerem diante de Deus como mediadores, e assim apresentar o pecador e sua sacrifício a Deus. Sem essa santificação e lavagem, eles não podiam oferecer sacrifício pelos pecados das pessoas que chegavam até eles. Assim, Paulo usa o verbo ``apresentar´´. Esse verbo é muito comum em Levítico quando fala que os sacerdotes deveriam se apresentar diante de Deus. Deve ser lembrado que os sacerdotes sabiam que os sacrifícios apresentados diante de Deus por eles, devia ser perfeito, sem mácula, os animais deviam ser sem defeito. Caso contrário, Deus não aceitaria tal oferta, como o fez com a de Caim.

• O que Paulo estaria ensinando com essa linguagem sacerdotal do Antigo Testamento? Todo o contexto leva a concluir que o marido como sacerdote da sua família, ele é um representante de Deus pra família. O marido é responsável pelo Crescimento espiritual da sua esposa, e deve ter consciência que prestará contas a Deus do seu crescimento espiritual. Antes do pastor, o maior professor de Bíblia da esposa, dever ser seu marido.

4️⃣ •》DEDICA  TOTAL  AMOR À  ESPOSA . Vs. >>> 28,29.

• Temos aqui a repetição da virtude que envolve a conduta dos maridos em relação às esposas, que é o amor: "Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos" (v. 28). A analogia é feita pelo apóstolo para mostrar que Cristo ama a seu próprio corpo — a Igreja; da mesma forma, deve o marido amar a sua esposa: como ama a seu próprio corpo.

• O versículo 29 dá continuidade ao 28, mostrando que "ninguém aborrece a sua própria carne", isto é, não a maltrata, mas zela e cuida dela. Assim também o marido deve amar sua esposa, porque cumpre naturalmente um princípio da criação, que é "e serão uma só carne" (v. 31). Semelhantemente, Cristo ama a sua Igreja porque ela tornou-se seu próprio corpo, conforme está escrito: "porque somos membros do seu corpo" (v. 30).

✒ Autor desconhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário