Total de visualizações de página

sexta-feira, 18 de julho de 2014

PASTOR OU MERCENÁRIO?



Estudo sobre o evangelho de João 10.

Disse Jesus: “Eu sou o bom Pastor, o bom Pastor, dá sua vida pelas ovelhas. ”
“ Mas o Mercenário, que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas e foge, e o lobo as arrebata e dispersa”. (João 10.11-12). 

Pastor Quer dizer: Aquele que cuida de um rebanho de gado, de ovelhas etc. 
Na bíblia: Reis, governantes e líderes em geral, também são chamados de pastores. 
Mercenário: no dicionário quer dizer: “Que ou quem trabalha por soldo, ou só pelo interesse da paga”. 
O mercenário não é um assassino, não é um ladrão e não é nenhum tipo de malfeitor. É tão somente uma pessoa que trabalha somente se for paga. 
Se por acaso, um empresário pedir para seus empregados ficarem, por algum tempo, sem ganhar salário, quantos aceitariam? Aposto que ninguém!
Assim podemos dizer que: Nossa sociedade, esta repleta de mercenários. Porque não podemos viver sem o nosso dinheiro mensal. 

No capítulo 10: 10 de João, Jesus mostra que todos os que vieram antes Dele, eram “ladrões e salteadores”, e depois de sua morte, iríamos conhecer o mercenário. 
Vamos estudar o texto passo a passo:

“Eu sou o bom Pastor, o bom Pastor, dá sua vida pelas ovelhas” (Jo10: 11). 
1) Jesus foi direto ao ponto, mais importante, pelo qual veio a este mundo, Ele veio resgatar as ovelhas perdidas, e com esta declaração, estava revelando que iria morrer defendendo suas ovelhas. 
Por causa disso, Jesus é o eterno Pastor e dono das ovelhas. 

“Mas o Mercenário, que não é pastor, de quem não são as ovelhas” (Jo10: 12). 
2) Jesus é Deus e tem autoridade no que fala, Ele nunca passou seu pastorado para homem algum, portanto só temos um pastor que é Jesus os outros todos ganham salário ou da religião ou de um patrão, não importa são mercenário pela circunstancias da vida que nos força a trabalhar em troca de dinheiro, estes não são os proprietários das ovelhas, e com essas palavras Jesus cercou suas ovelhas e tirou a autoridade de qualquer homem, que depois dEle, viesse a trabalhar como pastores de suas ovelhas, para que esses não se façam de donos delas e as respeitem, porque elas são propriedade de Cristo.
Jesus deixou bem claro: O mercenário apenas trabalha como pastor e é pago para realizar este trabalho, portanto ele não pode de maneira alguma usar esta posição para, dominar, escravizar, criar leis, extorquir ou se fazer de dono das ovelhas, porque estas pertencem a Jesus. 

“Vê vir o lobo, e deixa as ovelhas e foge.” 
4) Esta parte deixa claro que o mercenário estava pastoreando um rebanho de ovelhas, ele estava sendo pago para ser pastor de um rebanho de ovelhas, que não era seu. 
E quando chegou o lobo para atacar as ovelhas, ele se acovardou e fugiu deixando as ovelhas sozinhas. Por não ser o dono das ovelhas, jamais coloca sua vida em risco para livrá-las das mãos do lobo. Exemplo: É comum do ser humano frente a grande pressão fugir, Jesus tinha muitos discípulos, e na hora em que foi preso, todos fugiram e Ele ficou sozinho. 

“E o lobo as arrebata e dispersa”
5) O lobo deste texto é uma figura de satanás, que a todo tempo tenta destruir as ovelhas do Senhor Jesus. Veja como é perigoso colocarmos nossas vidas nas mãos de um homem e achar que este tem poder para nos livrar das mãos do diabo, na verdade estes não podem enfrentar o maligno e no fim a única coisa que eles podem fazer é correr (O Pastor Jesus, não corre e sempre nos fala a verdade.). 

Comentário: O texto deixa claro que o personagem que Jesus está chamando de mercenário não é o diabo, este o texto está chamando de lobo. O mercenário anunciado por Jesus neste texto, são os homens que iriam trabalhar como pastores, e iram liderar um determinado grupo de pessoas e para fazerem isso, iriam receber salário mensal, ou um pagamento, ou muito dinheiro.
Jesus disse a Pedro: “Pedro Apascenta as minhas ovelhas”. (Jo 21.17). : Jesus pediu para Pedro ser pastor, e depois dEle ter perguntado a ele por três vezes, ficou bem claro para Pedro quem realmente é o dono das ovelhas. 
A bíblia da autorização, para que homens trabalhem como pastores. (Ef 4.11). Por causa disso ficou muito difícil de entendermos o que Jesus quis nos ensinar, falando a respeito do Mercenário, e por quê? 

O que estou tentando mostrar é que não é errado trabalhar como pastor, o errado é a maneira como esta posição está sendo ocupada pelos homens hoje. Estes estão vivendo totalmente fora das ordenanças que receberam de Jesus e dos apóstolos, agem como se fossem donos das ovelhas, e muitos só estão preocupados com seu próprio bem estar, e no dinheiro que ganham, e nas suas mordomias, e não cuidam das ovelhas do Senhor, ao contrario disso estão pregando para elas um evangelho misto, pois juntaram o velho testamento com o novo e formaram um evangelho adultero não é nem da graça e nem da lei, e chamam as ovelhas de ladras da lei. E muitos colocam fardos enormes para as ovelhas de Jesus carregar, porque eles mesmos não os carregam? Por causa disso Jesus os chamou de Mercenários e quebrou a autoridade deles, estes não são pastores.

Depois de entender esta passagem bíblica, tomei uma decisão, que mudou minha vida completamente, decidi eleger a Jesus como meu único e Eterno Pastor e nunca mais colocarei de novo um homem para ocupar esta posição sobre minha vida, esta decisão abriu os meus olhos espirituais, deixei de olhar para os homens, e coloquei meus olhos na direção do Senhor Jesus e isso me deu paz interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário