Total de visualizações de página

terça-feira, 10 de setembro de 2024

O pastor!!!

O PASTOR
O pastor que quer ensinar seu povo sobre a vida cristã e o sobre o exercício pastoral; ensinar sobre como o pregador se preparar e pregar com eficiência, deve, primeiro, meditar bem em: 2Timóteo 2.15 - "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade."
***
Se o pastor não serve de exemplo, ele não serve de nada. Ele precisa de ter uma vida digna de ser imitada. Ver: "Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza."
1Timóteo 4.12
***
O pecado tira qualquer pastor do anonimato. Mesmo estando suas iniquidades bem escondidas, um dia virão à tona. Será notícia compartilhada boca a boca e até por meios de comunicação. "E disse aos discípulos: É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem! Lucas 17.1
***
"Na cadeira de Moisés, estão assentados os escribas e fariseus. Observai, pois, e praticai tudo o que vos disserem; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não praticam." 
Mateus 23.2-3
O fingimento, a aparência e a desenvoltura não são suficientes para o pastor.
***
O testemunho do pastor deve ser o mesmo de Eliseu ao ser visto no seu procedimento: "E ela disse a seu marido: Eis que tenho observado que este que passa sempre por nós é um santo homem de Deus."
2Reis 4.9
***
Conduzir o rebanho com respeito e temor de Deus: "Apascentai o rebanho de Deus que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho." 1Pedro 5.2-3
***
"Os presbíteros (pastores) que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina. Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário." 1Timóteo 5.17-18. O pastor precisa de ser respeitado. Deve ser assistido em suas necessidades pessoais e familiares. 
***
As respostas de um homem vocacionado para o ministério pastoral: "Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas." João 21.16. Houve a mesma pergunta por três vezes e foram respondidas com sim. 
***
Não há pastor perfeito, mas de vida consagrada. O pastor passa por experiências dolorosas, mas o Apóstolo Paulo (Pastor) assinalou as limitações não habituais ou intencionais do pastor: "Porque o que faço, não o aprovo, pois o que quero, isso não faço; mas o que aborreço, isso faço. Romanos 7.15
***
O pastor exemplar foi Jesus: "Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas." João 10.11
"Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido." 
João 10.14
"Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor."
João 10.16

Nenhum comentário:

Postar um comentário