Total de visualizações de página

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Presente diário 🎁



14 de Fevereiro de 2020

Leitura Bíblica: Neemias 2.1-5

Então o SENHOR me disse: “Vocês já caminharam bastante tempo ao redor dessa montanha; agora andem para o norte” (Dt 2.3).

E m algum momento, todas as pessoas precisam tomar decisões que podem mudar o rumo de sua vida. Foi essa reflexão que me ocorreu numa virada de ano, quando, por vários motivos, decidi deixar o comodismo para trás, pois ele revelava um aspecto mesquinho em mim. O dicionário define mesquinhez como excesso de apego a bens materiais, mas também como o caráter de quem demonstra estreiteza de espírito e mediocridade. No meu caso, interpretei isso como “apegar-me demais a mim mesmo” e “não querer mudar por achar que está bom”. Assim, essa “mesquinhez” impedia amadurecimento e a adoção de novas posturas necessárias. É uma atitude que faz do ser humano um adulto imaturo, com comportamentos que não condizem com sua idade. Torna-se um “crianção”, uma pessoa inconsequente que sempre atribui a outros a responsabilidade e culpa pelo que dá errado em sua vida: relacionamentos, trabalho, estudos, família…

Na leitura bíblica, Neemias vê-se diante de uma tarefa árdua que precisava ser realizada: reerguer os muros de sua cidade. Se fosse acomodado, diria: “Que outra pessoa faça isso, porque eu não vou. Minha vida está confortável desse jeito”. Em vez disso, colocou-se à disposição, orou, pediu permissão ao rei e fez o que tinha de ser feito. No contexto do versículo em destaque, Moisés lembra o povo de Israel que, depois de muitos anos andando em círculos pelo deserto, tinha chegado a hora de tomar um novo rumo. Esse redirecionamento trouxe novas conquistas para eles.

Para abandonar o comodismo, é preciso deixar de ser mesquinho com o tempo, os recursos e as habilidades que o Senhor deu a cada ser humano. A obediência a Deus requer encarar novas direções na vida, novas responsabilidades e desafios, investindo o que se recebeu dele em favor do próximo e, sobretudo, das tarefas que Deus tem para cada um.

Generosidade e disposição ao trabalho trazem novas conquistas – e, acima de tudo, agradam a Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário