Total de visualizações de página

sexta-feira, 2 de junho de 2017

SEU CORPO É TEMPLO DO ESPÍRITO

"Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?" (1 Coríntios 6:19).

Muitos acham que várias coisas são proibidas nessa passagem, por exemplo: bebidas, carne de porco, tatuagem, etc. Eles dizem que nós não podemos fazer nada que faça mal ao nosso corpo, porque ele é o templo do Espírito Santo. Eu acredito que essa passagem não fala nada sobre a saúde e vou demonstrar.

Vamos analisar a passagem: "Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo, e os farei membros de uma meretriz? Não, por certo. Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne. Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito. Fugi da fornicação. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que fornica peca contra o seu próprio corpo. Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?" (1 Coríntios 6:15-19)

Do que Paulo está falando? Da imoralidade sexual. Ele diz que a imoralidade sexual é um pecado cometido contra o corpo, que é o templo do Espírito Santo e, por isso, um pecado mais grave do que os outros. Essa não é a única passagem que destaca a importância da santidade no casamento, por exemplo: "Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará." (Hebreus 13:4)

O que é imoralidade sexual, nesse caso, e por que ela é tão grave? A palavra "fornicação" é a tradução da palavra "G4202 πορνεία porneia por-ni'-ah: From G4203; harlotry (including adultery and incest); figuratively idolatry: - fornication." de acordo com o Strong. Ou seja: "Prostituição, incluindo adultério e incesto; idolatria, fornicação." Derivada da palavra "G4203 πορνεύω porneuō porn-yoo'-o: From G4204; to act the harlot, that is, (literally) indulge unlawful lust (of either sex), or (figuratively) practise idolatry: - commit (fornication)."

Ou seja: "Prostituir-se, ou seja, saciar-se com sensualidade ilícita (de qualquer sexo), ou praticar idolatria: fornicar."

Observa-se que ela é tão grave porque a imoralidade sexual, que pode ser resumida a qualquer sensualidade ilícita (promiscuidade, fornicação, adultério e homossexualismo), é comparada com a idolatria. Ou seja, a sensualidade ilícita é comparada com a violação dos primeiros mandamentos: "Não adorarás outros deuses; não Me adorarás em imagens, de qualquer forma que Eu não tenha mandado; não Me adorarás sem reverência; e guardarás o Dia do Senhor." Que são resumidos nas palavras de Jesus: "Amarás a Deus sobre todas as coisas."

A homossexualidade também é comparada com a idolatria em outra carta:

"E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.
Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro." (Romanos 1:23-27)

Todas essas passagem falam da santidade do casamento e da adoração a Deus.

É nesse contexto que Paulo fala: "Fugi da fornicação, porque o nosso corpo é o templo do Espírito Santo." Ele não está falando da alimentação saudável, muito menos de tatuagens. Ele está falando de duas coisas muito importantes: da adoração a Deus e da santidade do casamento.

Quem diz que ele estava falando de comida ou beleza não entendeu nada dessa passagem.

Tem mais uma coisa naquela passagem que poderia ser destacada: O nosso corpo não é nosso e, por isso, deveria ser dedicado a Deus. Isso é uma advertência contra todo pecado.

"Não pequem, porque vocês são propriedade de Deus."

-

Nenhum comentário:

Postar um comentário