Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de maio de 2014

ESTUDO SOBRE UNGIDOS!!!

Hoje em dia o que MUITO se ouve é o famigerado 
"não toqueis nos meus ungidos".

Geralmente, se ouve isso quando se fala a VERDADE
 sobre alguma pastor famoso, que para esse povo 
sem estudo bíblico é um ungido.

Bom, você sabe qual a origem do "não toqueis nos 
meus ungidos"?

Se não sabe, acompanhe comigo agora:

O qual também a Jacó confirmou por estatuto, e a
Israel por aliança eterna,Dizendo: A ti te darei a terra
 de Canaã, quinhão da vossa herança.Quando eram
 poucos homens em número, sim, mui poucos, e 
estrangeiros nela,Quando andavam de nação em
 nação, e de um reino para outro povo,A ninguém 
permitiu que os oprimisse, e por amor deles
 repreendeu reis, dizendo:Não toqueis os meus 
ungidos, e aos meus profetas não façais mal.
1 Crônicas 16:19-22

Esta passagem é quando Davi traz a arca da 
aliança para a tenda que havia reservado a ela.

No capítulo 16, do versículo 8 até o 36, nos 
mostra um SALMO de Davi para Asafe.

Bom, ai vem a pergunta: quem eram os ungidos
 nesse contexto?

A resposta é muito clara: TODO O POVO DE 
ISRAEL. Sim, TODO O POVO, e não apenas 
líderes. Pois TODO O POVO de Israel era
 escolhido por Yaohu para ser seu, logo,
 o povo inteiro era "ungido" dele.

Grande parte deste Salmo está no Salmo 
105, que repete os dizeres sobre os ungidos.

Bom, ai alguém pode dizer: mas Saul e Davi
 foram ungidos!

Sim, eles foram sim, mas vamos analisar 
a unção deles:

Amanhã a estas horas te enviarei um homem
 da terra de Benjamim, o qual ungirás por
 capitão sobre o meu povo de Israel, e ele
 livrará o meu povo da mão dos filisteus;
 porque tenho olhado para o meu povo;
 porque o seu clamor chegou a mim.E quando
 Samuel viu a Saul, o Senhor lhe respondeu:
 Eis aqui o homem de quem eu te falei. Este 
dominará sobre o meu povo.
1 Samuel 9:16-17

Vejam que o próprio Yaohu foi quem escolheu 
a Saul, e mandou Samuel o ungir a CAPITÃO de 
Israel, ou seja, REI de Israel, e não líder religioso.

Então disse Samuel a Saul: Enviou-me o
 SENHOR a ungir-te rei sobre o seu povo,
 sobre Israel; ouve, pois, agora a voz das 
palavras do SENHOR.1 Samuel 15:1

Os líderes religiosos eram os sacerdotes
 e os profetas, como Samuel.

Agora vamos ver sobre Davi:

Então disse o SENHOR a Samuel: Até quando
 terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado,
 para que não reine sobre Israel? Enche um 
chifre de azeite, e vem, enviar-te-ei a Jessé 
o belemita; porque dentre os seus filhos me
 tenho provido de um rei.1 Samuel 16:1

Então mandou chamá-lo e fê-lo entrar (e era 
ruivo e formoso de semblante e de boa
 presença); e disse o Senhor: Levanta-te, 
e unge-o, porque é este mesmo.Então
 Samuel tomou o chifre do azeite, e
 ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde
 aquele dia em diante o Espírito do Senhor 
se apoderou de Davi; então Samuel se 
levantou, e voltou a Ramá.E o Espírito do 
Senhor se retirou de Saul, e atormentava-o
um espírito mau da parte do Senhor.
1 Samuel 16:12-14

Vejam novamente que Davi foi ungido
 como REI de Israel, pois o sacerdócio 
levita e os profetas continuavam sendo
 os líderes religiosos.

Vejam também que o Espírito de Yaohu SE 
RETIROU de Saul. Isso nos mostra duas coisas:

 - Mesmo um "ungido" pode sim perder sua
 comunhão com o Pai, e perder o
Espírito Santo; - Só poderia haver UM ungido 
para reinar sobre o povo de Yaohu.

Bom, até aqui então estamos acertados sobre
 como e porque Davi e Saul foram ungidos, certo?

Agora vamos falar um pouco da Nova Aliança.

A palavra Cristo, vem do grego "Χριστός"
 (Khristós), que por sua vez, é a tradução
 do termo hebraico מָשִׁיחַ (Māšîaḥ), 
transliterado como "Messias", que 
significa "o ungido".

Sendo assim, a palavra Cristo não é um 
nome, mas um adjetivo, um título de
 Yaohushua ( Jesus ), levando-o a ser
 o Ungido de Yaohu.

Como vimos acima, só pode existir UM
 ungido, UM rei do povo de Yaohu, e quem
 é esse Rei? Yaohushua, o Cristo.

Mas existe um porém, o Pai é tão
 misericordioso, que permite que todos
 aqueles que creem em Cristo, façam parte 
dessa mesma unção, ou seja, dessa separação,
 dessa consagração. Acompanhe comigo:

Mas o que nos confirma convosco em Cristo, e
 o que nos ungiu, é Deus,O qual também nos
 selou e deu o penhor do Espírito em nossos 
corações.
2 Coríntios 1:21-22

E vós tendes a unção do Santo, e sabeis todas
 as coisas.1 João 2:20

E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, 
e não tendes necessidade de que alguém vos
ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas
 as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como
 ela vos ensinou, assim nele permanecereis.
1 João 2:27

Reparem que tanto Paulo quanto João nos 
confirmam que TODOS NÓS somos participantes
 da unção de Yaohushua, mesmo ELE sendo o
 ÚNICO ungido de Yaohu, o ÚNICO Rei do povo
 escolhido.

Então meus amados, o "não toqueis nos ungidos"
 que tanto se fala hoje, não passa de
 desculpazinha esfarrapada e argumento de quem
 não tem base bíblica e nem exemplo para dar.

Nada mais é do que uma fuga da responsabilidade
 de se pregar e VIVER a Palavra corretamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário