O SIGNIFICADO DOS ESPINHOS
Considere o propósito de Deus no doloroso espinho na carne de Paulo: 2Co 12.7-9
Paulo foi abençoado com grandes revelações. Deus viu o perigo do orgulho. Satanás viu o perigo da verdade e da alegria. Deus governa sobre a estratégia de Satanás, de modo que aquilo que Satanás pensa que arruinará o testemunho de Paulo, na verdade, contribui para a sua humildade e alegria. Paulo recebe um espinho na carne — um “mensageiro de Satanás”. E um mensageiro de Deus! Não sabemos o que é esse espinho. Mas sabemos que espinhos são dolorosos. E sabemos que Paulo pediu três vezes que Cristo os retirasse.
Mas Cristo não o fez. Ele tem um propósito para essa dor. Ou seja, “meu poder se aperfeiçoa na fraqueza” (12.9). Seu propósito é que, através da fé e da alegria inabaláveis de Paulo, Cristo brilhe como sendo mais valioso que a saúde. A resposta de Paulo a esse propósito? “Eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas” (12.9, ênfase acrescida).
Alegremente! Como pode ser? Por que Paulo está disposto a abraçar seu espinho com alegria? Porque seu maior objetivo na vida é que Cristo seja magnificado em seu corpo, seja pela vida ou pela morte (Fp 1.20).
Ver a beleza de Cristo, estimar a Cristo como seu supremo tesouro, mostrar Cristo ao mundo como melhor que a saúde e a vida, essa foi a alegria de Paulo. Um belo poema chamado “O Espinho”, de Martha Snell Nichol-son (1898–1953), termina assim:
"Aprendi que Ele nunca dá um espinho sem essa graça adicional.
Com o espinho prega de lado o véu que esconde sua face divinal."
___________
John Piper
Nenhum comentário:
Postar um comentário