Total de visualizações de página

terça-feira, 21 de março de 2023

Bullying!!!

Bullying
Leitura Bíblica:
Mateus 12.33-37

Com a língua bendizemos ao Senhor e Pai e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus (Tg 3.9).

É bem possível que você já tenha ouvido a palavra bullying. Ela foi “importada” do inglês e refere-se a algo, infelizmente, cada vez mais corriqueiro. O termo significa intimidar ou coagir alguém, descrevendo um comportamento ameaçador que se concretiza por meio de agressões verbais e até físicas. Quando isso acontece de forma repetida ou sistemática, pode até prejudicar a saúde emocional e física da vítima. Este problema é muito atual e preocupante, tendo em vista que é enorme o número de indivíduos que se impõe dessa forma contra pessoas que simplesmente não têm condição de defesa. O bullying ocorre com frequência em escolas públicas ou privadas, mas estende-se a toda sociedade em geral.

Mas, como diria Salomão, não há nada de novo debaixo do sol. Enquanto o profeta Eliseu estava a caminho de Betel, alguns meninos começaram a caçoar dele, chamando-o de “careca”. Eliseu era careca, é verdade, mas isso não dava aos meninos o direito de humilhá-lo. A atitude deles gerou uma reação imediata por parte do profeta Eliseu, e, segundo a palavra de Deus, os zombadores sofreram consequências muito sérias (2Rs 2.23-24).

“Como isso se aplica a mim?”, você pode estar se perguntando. A leitura bíblica mostra que ofensas, humilhações ou outras palavras negativas que dirigimos contra alguém têm sua origem em nosso íntimo. E a advertência do versículo em destaque é muito séria. A mesma língua que usamos para bendizer ao nosso Senhor e Pai não pode ser usada para amaldiçoar os homens. O que podemos considerar uma brincadeira pode ser entendido como pecado, pois nega a imagem de Deus na vida do próximo, além de não obedecer ao que Jesus disse: "Um novo mandamento dou a vocês: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros” (Jo 13.34). O que suas palavras têm revelado sobre o que há em seu coração?

“Façam aos outros o que vocês querem que eles façam a vocês” (Mt 7.12) - simples assim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário