Total de visualizações de página
segunda-feira, 28 de julho de 2025
terça-feira, 22 de julho de 2025
segunda-feira, 21 de julho de 2025
🕊"Por Que Pastores se Matam" ? Um Clamor por cuidado e Compaixão 🕊
🕊"Por Que Pastores se Matam" ? Um Clamor por cuidado e Compaixão 🕊
Poucos sabem,mas o altar também é Lugar de dor.
Enquanto muitos enxergam o Pastor como alguém Sempre forte,cheio de fé e Esperança, há um Clamor silencioso ecoando dendro de muitos corações pastorais:
👉"Quem cuida do Pastor?"
Vivemos em um tempo onde pastores são cobrados por resultados,perfeição,crescimento e santidade- como se fossem super-humanos.
Mais a verdade é: pastores também choram.tambem.cansam.tambem sofre.
🔹️Enfrentam crises familiares.
🔹️Passam por lutas Financeiras.
🔹️Carregam dores emocionais profundas.
🔹️Lutas contra o esgotamento espiritual.
E mesmo assim...
✨️Sorriem no púlpito.
✨️Aconselham com carinho.
✨️Oram com fervor.
✨️Carregam as cargas de muitos... Enquanto a deles vão se acumulando em silêncio.
É nesse silencioso perigoso que o inimigo trabalha.
📉 o suicídio pastoral não é exagero. E uma realidade dolorosa,ainda que ignorada.
Não por falta de fé.
Mas por excesso de peso.por falta de descanso.por solidão emocional.
📣 A igreja precisa acordar
💔O pastor não é incrível.ele é humano
Ele precisa ser ouvido,amado,valorizado,e cuidado.
Ele também precisa de oração. De amizade.de apoio.
🔄 Hoje,ao invés de cobrar mais um sermão...
Pergunta: "Pastor,como o senhor está de verdade?"às vezes,um simples gesto de carinho pode impedir uma tragédia silenciosa.
🛐"Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo."
(Gálatas 6:2)
🙏Ore pelo seu pastor.cuide dele.honre a vida dele. Por trás de microfone,existe um coração que também sangra.
#cuidadopastoral#saúdeemocional#clamorsilencioso#pastorado#vida#orepelopastor#suicidiopastoral#clamor#socorro#desabafopastoral
sexta-feira, 11 de julho de 2025
PORQUE AS LUTAS PARECEM QUE NUNCA PARAM... MAS TAMBÉM NǍO TE VENCEM?
PORQUE AS LUTAS PARECEM QUE NUNCA PARAM... MAS TAMBÉM NǍO TE VENCEM?
O mundo está em permanente conflito. Em alguns momentos, com intensidade moderada; em outros, em situações críticas — como nas grandes guerras registradas pela história, a exemplo das guerras mundiais ocorridas no século passado.
Essa realidade, na verdade, tem origem em um conflito interno que habita o coração humano desde o início de sua existência. Se olharmos para o passado, veremos que esses sempre existiram. Porém, esses conflitos que se manifestam exteriormente têm sua raiz no interior do homem. Mas qual é a origem desse conflito dentro de nós? De onde ele procede? A Bíblia nos dá a resposta.
Por mais que o que vou dizer possa ser alvo de zombarias — que me chamem de estúpido, sem instrução, ou incapaz de dar uma resposta satisfatória —, não me importo. Continuarei entendendo a minha história, e a de outros, à luz do farol da Bíblia. Ela é a Palavra do Deus eterno, e jamais passará. Como disse Jesus:
“Passarão os céus e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar.” (Mateus 24:35)
A origem do conflito pelo qual todo ser humano passa desde que nasce neste mundo está registrada nas Escrituras Sagradas. Chamo sua atenção para este versículo:
“E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.”
(Gênesis 3:15)
Esta palavra, carregada de profundo significado, faz parte do juízo divino sobre o pecado dos nossos primeiros pais, quando todos os envolvidos naquele ato trágico foram levados ao julgamento de Deus. O Senhor declara sua sentença sobre Adão, sobre Eva e também sobre a serpente — aqui representando o mal, um símbolo de Satanás. Cada um ouve sua sentença, mas me deterei na que foi dada à serpente, pois é nela que encontramos a origem do tema que abordamos hoje.
Deus afirma que haveria inimizade (guerra, conflito) permanente entre a serpente e a mulher. A serpente representa Satanás e sua descendência, ou seja, aqueles que optaram por seguir o pecado, fazendo a vontade do seu pai, o diabo — como Jesus disse (João 8:44). Já a semente da mulher representa, em última instância, Jesus, que nasceu de mulher, humanizou-se e viveu debaixo da Lei como judeu (Gálatas 4:4). Também representa todos os que seguem ao Senhor e vivem para fazer sua vontade.
Esta é, sem dúvida, uma palavra de juízo, mas que também carrega uma profunda esperança: embora esse conflito seja uma questão existencial, um dia ele terá fim.
O texto afirma que a semente da mulher — nosso Salvador Jesus — esmagaria a cabeça da serpente, ou seja, feriria de morte o inimigo. E isso aconteceu na cruz, quando todo o inferno foi derrotado. O Cordeiro de Deus pagou o preço da redenção por todos os homens. Não há mais condenação para os que estão em Cristo (Romanos 8:1), e nem autoridade legal para Satanás para controlá-los.
Por outro lado, a serpente feriria o calcanhar da Semente da mulher. E isso se cumpriu profeticamente quando Jesus foi traído, julgado injustamente e crucificado. Ele foi ferido e morto — mas a morte não pôde retê-lo! Ele é o Príncipe da Vida, o Criador de tudo, e ressuscitou ao terceiro dia. Está vivo para sempre! Todos os que confiam nele têm a vida eterna e jamais morrerão — para a glória de Deus.
Ainda assim, uma pergunta pode surgir: por que a luta continua, se o diabo já foi derrotado?
É preciso compreender o desenrolar do plano divino ao longo do tempo.
Lembro-me de quando era criança, e morava próximo a matas nativas. Ali, não era raro encontrarmos cobras venenosas que picavam pessoas, causando graves consequências. Porém, com frequência, alguém esmagava a cabeça da cobra com um pedaço de pau ou uma pedra, mas mesmo com a cabeça esmagada, ela ainda se debatia por um tempo, oferecendo risco — até que, finalmente, morria.
Assim também é com Satanás. Na cruz, Jesus feriu de morte a cabeça da serpente. Ele foi ferido no calcanhar, mas venceu o mal. Agora é apenas questão de tempo até que o mal seja completamente destruído. O pecado foi vencido. O inferno foi condenado. Resta apenas aguardar o cumprimento final, na volta gloriosa do Senhor, que não tardará.
Isso também explica por que a luta continua. Como servos de Deus, estamos inseridos em um conflito espiritual — invisível, mas real e intenso — que muitas vezes nos atinge. No entanto, essa já é uma guerra perdida por Satanás. Sua destruição está determinada.
O apóstolo Pedro nos lembra:
“Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse.” (1 Pedro 4:12)
Essas provas ainda vêm porque estamos no mundo e Cristo ainda não retornou. Deus também as permite para provar e fortalecer a nossa fé, a fim de que ela esteja firme quando Ele vier.
O mal ainda age, como uma serpente ferida, correndo para lá e para cá. Mas a nossa vitória já está garantida. Cristo esmagou a cabeça da serpente e reina para sempre. Tudo será plenamente consumado em breve, quando Ele se manifestar.
Portanto, como nos exorta o apóstolo Paulo:
“Alegrai-vos na esperança (pois ela está firmada em promessas eternas e imutáveis), sede pacientes na tribulação e perseverai na oração.” (Romanos 12:12)
A Deus seja dada, para sempre, toda a glória e honra.
quinta-feira, 3 de julho de 2025
Neemias!!!
Neemias
Introdução: Um copeiro, talvez, não sabia de suas capacidades. Mas sua hora chegou. E ele assumiu um propósito que beneficiaria milhares de pessoas. E conseguiu. Ver Neemias 1-13
***
Os três segredos de Neemias:
1 - Neemias não fez tudo sozinho.
2 - Ele nada fez sem oração.
3 - Ele concluiu sem alardear.
***
Atitudes de Neemias:
Sensibilidade - Ao ouvir sobre Jerusalém destruída, sentiu compaixão;
Disposição - Disposto a enfrentar o desafio de ir resolver a situação;
Ação - Procurou meios de atingir seu objetivo ao conversar com o seu senhorio, o rei Artaxerxes;
Planejamento - Visitou em silêncio as áreas destruídas. Preparou material e mão de obra;
União - Instruiu trabalhadores e soldados a estarem próximos uns dos outros - ninguém faz uma grande obra sozinho;
Oração - Sabia que "Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam". Salmos 127.1;
Resistência - Não se desanimou diante de críticas, ameaças e oposição;
Perseverança - A atitude de ser incansável, de ir edificando passo a passo! "Sede firmes e constantes". 1Coríntios 15.58;
Consumador - Não deixou brechas, defeitos nem algo por concluir. Sabia que no acabamento está o valor da obra
***
Conclusão: Neemias deixou um exemplo de liderança eficaz, sábia e detrerminada. Tudo em sua vida particular ficou em segundo plano.
Assinar:
Comentários (Atom)